11 Maio 2021

Oncologia arranca em Braga com foco na multidisciplinariedade

O Hospital Lusíadas Braga realizou na última sexta-feira, dia 7, os primeiros tratamentos no Hospital de Dia Médico numa Unidade de Oncologia que se propõe a transformar os cuidados ao doente oncológico em contexto privado na cidade de Braga.

Trata-se de "um local onde tudo é pensado, desde a admissão do doente até ao acesso a profissionais de saúde especializados nas diversas áreas oncológicas", explica a Diretora Clínica do Hospital Lusíadas Braga, Sónia Vilaça.

A Unidade de Oncologia pretende ainda criar várias áreas especializadas em cada área de intervenção, tendo já a Unidade da Mama como primeiro exemplo.

Com uma vincada aposta na inovação, esta Unidade garante o estudo genético do tumor e aposta em serviços de qualidade, com um nível de personalização que prevê o apoio domiciliário da equipa de Enfermagem, a possibilidade de realizar Cirurgia Oncológica da Mama em regime de Ambulatório, mesmo com reconstrução, e a disponibilização de terapêuticas inovadoras, como a Radioterapia Intraoperatória, com sessão única realizada durante o ato cirúrgico.

Sónia Vilaça fala numa Unidade de Oncologia que vem "otimizar os recursos já existentes, promovendo maior interligação entre diferentes especialidades", que elevará "o padrão de cuidar do doente oncológico, assim como da família/cuidador, para um patamar histórico, não só na vertente física, mas também psicossocial" e que permitirá "aumentar o grau de satisfação de doentes, familiares e profissionais de saúde".

Image
Oncologia arranca em Braga com foco na multidisciplinariedade