27 Outubro 2023

Projetos Lusíadas reconhecidos no Congresso Mundial de Hospitais

Um programa focado na segurança dos profissionais face à radiação ionizante e uma app que em momento crítico se propôs a agilizar a resposta nacional à Covid-19, ambos desenvolvidos por profissionais da Lusíadas Saúde, foram distinguidos na cerimónia de entrega de prémios do Congresso Mundial dos Hospitais, organizado pela Federação Internacional de Hospitais (IHF).

Com mais de 500 candidaturas de 43 países a competir em sete categorias de prémios, o painel de 40 juízes internacionais destacou estes dois trabalhos Lusíadas com menções honrosas nas respetivas categorias, sendo os únicos a merecer tal distinção entre todas as propostas dos operadores privados nacionais. A gala de entrega de prémios do 46.º Congresso Mundial dos Hospitais decorreu ontem, 26 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa.

Carmo Baptista, especialista em física médica e perita em proteção radiológica, foi distinguida pelo seu trabalho 'Radiação Ionizante: Estou seguro e protegido com a informação', apresentado junto dos congressistas internacionais no dia 26. Um trabalho focado na segurança e bem-estar dos profissionais de saúde que lidam com radiações ionizantes no dia a dia, nomeadamente com a monitorização de todos os postos de trabalho de maior risco, introduzindo igualmente a criação de uma plataforma que informa e esclarece os profissionais sobre os riscos envolvidos e limites operacionais inerentes às suas atividades laborais.

O Prémio de Excelência para o Bem-Estar dos Trabalhadores da Saúde representa, para a autora, "um reconhecimento muito importante do trabalho desenvolvido e da nossa preocupação com o bem-estar e a segurança dos profissionais de saúde Lusíadas, no que toca à sua radioproteção". Carmo Baptista sublinha a "importância" de um conjunto de juízes internacionais ter destacado este programa entre propostas chegadas dos quatro cantos do mundo, principalmente sendo sobre um tema inédito no congresso: Radiações Ionizantes.

A outra distinção feita a profissionais da saúde privada em Portugal foi a um projeto da autoria de Sofia Couto da Rocha, Chief Transformation Officer & Head Virtual Client da Lusíadas Saúde.

Lançada a primeira fase em plena pandemia a app #TodosPorUm permitiu avaliar sintomas suspeitos de Covid-19, com inteligência artificial, e colocar os doentes em contacto direto e imediato com um médico ou enfermeiro, de forma a agilizar a resposta adequada e a dar suporte às necessidades da população.

O projeto foi agora distinguido na categoria Prémio de Excelência Seddiqi Holding para Responsabilidade Social Corporativa, pela forma inovadora como contribuiu para a resposta nacional à primeira vaga da pandemia.

“Na Lusíadas Saúde acreditamos no potencial da tecnologia como forma de melhorar os sistemas de saúde, ampliar a capacidade de resposta, mantendo sempre bem clara a importância da relação profissional-doente. Quisemos contribuir com uma ferramenta, aberta a todos os Médicos e Enfermeiros portugueses, que pudesse apoiar a população, no momento atípico que vivíamos, e que nos ajudasse e melhorar o futuro", diz Sofia Couto da Rocha com a inevitável "felicidade" de ver o projeto que desenvolveu em parceria com a Outsystems ser reconhecido por pares internacionais.

O Congresso Mundial dos Hospitais (WHC) é um fórum global único que reúne líderes e gestores de hospitais, serviços e organizações de saúde, para partilhar conhecimentos e boas práticas, trocar ideias e inovações e estimular networking com os seus pares da comunidade internacional de Saúde.

Image
congresso