13 Maio 2014

Workshop Suporte Básico de Vida

Os worskhops de suporte de vida pediátrico são gratuitos e decorrem no primeiro sábado de cada mês, no Hospital Lusíadas Porto.

Hospital Lusíadas Porto promove Workshops G​ratuitos

Sabia que uma simples uva pode matar uma criança? Algo tão pequeno como uma azeitona ou um berlinde? Nem é bom pensar nisso, mas a verdade é que mais vale prevenir do que remediar... até porque demasiadas vezes não há remédio possível.

José Aparício, responsável pelo Atendimento Urgente Pediátrico do Hospital Lusíadas Porto, conhece bem demais os riscos de um engasgamento numa criança e, por isso, achou que seria útil criar um workshop, para pais e educadores, de suporte básico de vida e obstrução da via aérea por corpo estranho: «A ideia é dar ferramentas aos pais e educadores para que, em situação de colapso, saibam atuar. São duas horas de workshop que podem, sem sombra de dúvida, fazer a diferença entre a vida e a morte.»

O primeiro workshop aconteceu no dia 1 de março. Pais e educadores puderam aprender a agir e confessaram-se impressionados com a facilidade com que um pequeno objeto ou alimento pode sufocar uma criança, bem como com a simplicidade com que será possível salvá-la, agora que detêm as competências necessárias. «É mesmo importante saber libertar uma criança daquilo que provocou o engasgamento. Porque o INEM não chega a casa em 4 minutos. E uma criança pode não conseguir esperar.»

Os worskhops de suporte de vida pediátrico são gratuitos e decorrem no primeiro sábado de cada mês, no Hospital Lusíadas Porto.