6 min

Sono do bebé. O seu filho não dorme a noite toda?

É normal nos primeiros meses de vida… Além de os bebés recém-nascidos não distinguirem o dia da noite, têm ciclos de sono diferentes. O sono do bebé não é igual ao dos adultos e vai evoluindo ao longo do tempo.

Para todos, o sono é um pilar fundamental do bem-estar, interferindo diretamente na saúde física e mental. E se para os adultos esta é uma função essencial do organismo, para os bebés, a par da alimentação, o sono assume um papel determinante no seu desenvolvimento.

“É uma necessidade básica, com impacto muito grande na saúde, quer a nível cognitivo, emocional e do desenvolvimento físico”, diz Teresa Sousa, psicóloga, com formação em Psicologia do Sono na infância, na Clínica Lusíadas Faro. “Influencia vários aspetos do desenvolvimento do bebé nesta que é uma fase tão importante do seu desenvolvimento, marcado por crescimento rápido, a todos níveis. 

É por isso que, desde o nascimento, os pais devem ter muita atenção ao sono. ”Bebés com grande privação de sono podem ter um crescimento comprometido porque sabemos hoje que a hormona que potencia o desenvolvimento está mais ativa durante o sono. Por outro lado, acrescenta a especialista, “investigações recentes indicam que o sono é fundamental para um sistema imunitário fortalecido, reagindo melhor a infeções.”

A realidade é que nesta fase da vida, tudo é impactado pelo sono: “As capacidades psicomotoras, por exemplo, também podem ser prejudicadas pela privação de sono, assim como a componente alimentar — os bebés muito cansados têm menor interesse por comer, sobretudo na altura da introdução alimentar.” 

No entanto, é importante compreender que, no caso dos bebés, uma boa rotina de sono não é sinónimo de uma noite inteira a dormir. Os ciclos de sono dos bebés são diferentes e vão evoluindo ao longo do tempo, assemelhando-se cada vez mais ao dos adultos, conforme as suas capacidades se forem desenvolvendo.

A evolução do sono do bebé

No primeiro mês  

Nesta chegada ao mundo extra-uterino, a rotina do bebé, ainda muito sonolento, assenta em duas ações: comer e dormir — geralmente, não está acordado mais de uma hora seguida. “Se assim não for, poderá precisar de ajuda”, destaca a especialista. 

E, contrariamente ao padrão dos adultos, o tempo acordado e de sono do bebé não se divide entre dia e noite. “Nos primeiros tempos de vida, o bebé nem distingue o dia da noite, tendo nestas duas alturas diferentes do dia um comportamento muito semelhante, fazendo períodos de sono curtos”, explica. 

A partir dos dois meses 

Nesta fase, o bebé já passa mais tempo acordado.  “Por volta do segundo mês, o bebé começa a fazer a distinção entre o dia e a noite, podendo, por isso, começar a dormir mais horas de seguida durante a noite”, explica Teresa Sousa, que acrescenta que passa a estar mais desperto entre as sestas. 

A partir do quarto mês 

No quarto mês, é comum dar-se uma grande alteração no comportamento do bebé. “Já consegue estar uma hora e meia acordado entre sestas, que é algo que um bebé recém-nascido não consegue fazer sem começar a ficar agitado e muito cansado.”

Aqui, mais atento ao mundo que o rodeia, o bebé já quer interagir mais e quer estar mais tempo acordado durante o dia, começando a consolidar o sono noturno. “Muitas vezes, já temos bebés que dormem muitas horas durante a noite — entre 6 a 10 horas, sem necessidade de intervenção dos pais.” 

A partir do sexto mês

Por esta altura, muitos bebés já conseguem dormir a noite toda. “Não significa que o bebé durma sempre de forma seguida ou profunda — nem nós somos assim”, realça a especialista. Até porque, com seis meses, os bebés ainda têm ciclos de sono mais curtos: os dos adultos duram cerca de uma hora e meia e, ao 6.º mês, os bebés ainda não ultrapassam cerca de uma hora.

Teresa Sousa chama, então, a atenção para a ocorrência de ligeiros despertares, até nos bebés que aparentemente dormem a noite toda. A diferença, face aos que acordam, é que “conseguem controlar mais facilmente esses despertares.” Mexem-se, fazem ruído, mas não significa que estejam de facto acordados. “Estão numa fase de transição de fase de sono ou de ciclo de sono.”

Outro fator determinante para a capacidade de dormir a noite toda prende-se com as alterações no padrão alimentar. Com seis meses, os bebés já não têm a necessidade de se alimentar tanto durante a noite. “Ao sexto mês, a hormona leptina, que regula o apetite, entra em ação de forma mais eficaz, começando a inibir a fome durante o sono, tal como acontece nos adultos. Como esta componente hormonal está mais estável, o bebé consegue dormir mais horas durante a noite sem precisar de se alimentar.”

A partir do primeiro ano de vida 

Após o primeiro ano de vida, consolida-se o sono da noite. “Desde que durante o dia o bebé esteja a alimentar-se bem e desde que o seu crescimento esteja a ser saudável, o bebé já tem um sono mais contínuo.”

O choro do bebé

Sem outras ferramentas, o choro é a forma que o bebé encontra para comunicar com o mundo. “O choro pode significar ‘tenho fome’, ‘estou desconfortável e preciso que me mudem a fralda’ ou até ‘preciso de companhia’”, exemplifica a especialista. “Na altura do nascimento dos dentes, pode significar mais despertares durante a noite e mais choro.”

Pode também querer dizer, realça, preciso de ajuda para dormir. “Muitas vezes, os pais acham que o bebé não quer dormir, mas na realidade o choro pode significar que o bebé está muito cansado. A privação de sono e a exaustão nos bebés prejudica a capacidade de adormecer de forma tranquila.”

Por poder significar várias coisas, é importante escutar o choro do bebé, tentando decifrá-lo. “Cada bebé é único. Precisamos de escutar e refletir, sem agir imediatamente”, considera. “Muitas vezes, estamos em piloto automático e reagimos logo. Mas podemos não estar a reagir da forma adequada. Por exemplo: os bebés podem estar a choramingar e a dormir em simultâneo, porque há alturas em que, pela velocidade do crescimento, têm um sono mais ativo. Mas, passados uns segundos, voltam a dormir mais tranquilamente, como se nada fosse. Intervir na sequência deste choro pode despertá-lo novamente.”

Lidar com insegurança

O choro é um ruído que aflige, sobretudo porque o associamos à ocorrência de maus eventos, ligados a sofrimento e tristeza. Mas, como já vimos, no caso dos bebés, trata-se de uma ferramenta de comunicação. 

Face a um bebé que chore muito, é comum os pais confrontarem-se com alguns sentimentos de insegurança face aos cuidados que estão a prestar.  “Os pais precisam de se sentir apoiados. Atualmente, podem ter acesso a muita informação, mas sentem-se muitos sozinhos nestas situações. Já não vivemos em comunidade, vivemos mais isolados. Muitas vezes, é o primeiro bebé daquela família e isto faz com que os pais se sintam mais inseguros porque tiveram pouco contacto com crianças.”

Chorar não é necessariamente caso de alarme. O importante é que os pais estejam devidamente informados e que tenham consciência de que cada bebé é único e, por isso, é preciso ir testando para compreender as suas mensagens codificadas no choro. 

“O bebé precisa que façamos algumas experiências. Os pais devem, calmamente, ir experimentando, com a consciência de que ninguém sabe de tudo à primeira e de que é impossível responder da maneira mais adequada de forma imediata”, aconselha Teresa Sousa.
Para colmatar o cansaço inerente a um padrão de sono que é diferente, Teresa Sousa diz que é muito importante pedir apoio quando necessário para descansar, referindo ainda a importância do trabalho em equipa entre o casal, quando a estrutura familiar assim o permite. 

“É importante dividir a noite ao meio (um dos elementos fica com metade da noite e o outro com a outra). E também é essencial procurar ajuda profissional para perceber o comportamento do bebé e confirmar se aquilo que estão a fazer é adequado, quando há dúvidas ou problemas que os pais não estão a conseguir resolver sozinhos”, diz. 

Não há fórmulas mágicas. Mas a informação funciona como reforço positivo: “O mais acertado para todas as situações, muitas vezes não existe. No entanto, quando nos sentimos mais informados sentimo-nos mais seguros.”

A Consulta do Sono dá resposta a perturbações de sono que possam surgir em todas as idades — incluindo no caso dos bebés e primeiros anos de vida. “Analisamos em conjunto com os pais as dificuldades que possam existir, fornecendo a informação necessária e adequada, quer no que respeita à rotina ou ambiente de sono, passando ainda pelas estratégias que podem ser adotadas para adormecer e/ou ajudar o bebé a dormir melhor, tendo em conta a fase do seu desenvolvimento.”

Ler mais sobre

Bebé

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Teresa Sousa

Dra. Teresa Sousa

Clínica Lusíadas Faro

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT