Lusiadas.pt | Blog | Bebé

Tags mais relevantes

Bronquiolite: quais os sintomas e como é feito o tratamento

4 min

Bronquiolite: o que é e qual o tratamento

A doença é viral e tanto mais grave quando mais pequena for a criança. O coordenador da Unidade de Pediatria da Clínica de Stº António, Sérgio Neves, explica o que é a bronquiolite, como se previne e que formas de tratamento existem. E deixa um alerta: os aerossóis, mesmo que usados só com soro, estão desaconselhados.

Acidentes no primeiro ano de vida da criança: como evitar

5 min

Acidentes no primeiro ano de vida: como evitar

Aprenda como evitar os acidentes mais comuns no primeiro ano de vida das crianças, aumentando a segurança contra vários riscos a que os mais pequenos estão sujeitos.

A crosta láctea costuma ser autolimitada, estando confinada da primeira semana aos primeiros três meses de vida.

1 min

Crosta láctea: o que é e como tratar

Pode surgir entre a primeira semana e os primeiros três meses de vida do bebé. Ana Barata Feio, coordenadora da Unidade de Dermatologia da Clínica de Stº António, explica-nos em que consiste a crosta láctea e como atuar.

Banho do bebé: factos e mitos

4 min

Banho do bebé: factos e mitos

O bebé pode tomar banho todos os dias? Deve colocar-se primeiro a água quente e depois a fria? Saiba as respostas aos mitos que existem sobre o banho do recém-nascido.

Devemos ou não puxar a pilinha dos bebés?

3 min

Facto ou Mito: deve-se puxar a pele da pilinha dos bebés?

Um vermelhão ou inchaço no pénis das crianças podem ter origem neste simples gesto de separar a glande do prepúcio no banho. Nessa altura a circuncisão pode ser a única solução.

Todos os dias, nascem em Portugal 17 bebés prematuros. Portugal tem uma das mais altas taxa de prematuridade da Europa, com um registo anual de 8% de partos antes das 37 semanas de gestação.

3 min

Bebés prematuros: o que os pais devem saber

Todos os dias, nascem em Portugal 17 bebés prematuros. Portugal tem uma das mais altas taxa de prematuridade da Europa, com um registo anual de 8% de partos antes das 37 semanas de gestação.

Cólicas do bebé: verdade ou mito? Aprenda a identificar as possíveis causas do choro do bebé

3 min

Cinco mitos sobre as cólicas do bebé

Alguns bebés têm cólicas e outros não, sem que a ciência tenha conseguido explicar até agora o porquê de ser assim. O que se sabe é que, talvez por esse motivo, as cólicas do lactente se tornaram um mito cultural, utilizado para justificar uma evidência: o choro do bebé.

O contacto de pele com pele que se estabelece desde o primeiro momento em que o bebé começa a mamar, é fundamental para a relação entre ambos.

3 min

Amamentar só traz vantagens

O contacto de pele com pele que se estabelece desde o primeiro momento em que o bebé começa a mamar é fundamental para a relação entre ambos e para a saúde não só do recém-nascido como da mãe. A equipa de enfermagem da Clínica Lusíadas Almada explica porquê.

Na Unidade de Neonatologia do Hospital Lusíadas, as mães são acompanhadas ainda antes do parto e os recém-nascidos acolhidos por pediatras especializados.

1 min

Unidade de Neonatologia: a trazer vida ao mundo

Na Unidade de Neonatologia do Hospital Lusíadas Lisboa, as mães são acompanhadas ainda antes do parto e os recém-nascidos acolhidos por pediatras especializados.

O desenvolvimento e crescimento saudável dependem não só dos brinquedos usados mas, em grande medida, da forma como os pais interagem com a criança.

2 min

Aprender a brincar com as crianças

Brincar é natural e promove o desenvolvimento físico, mental e social. Ganhamos conhecimento dos objetos, desenvolvemos a noção de tempo e de espaço, e interagimos com os outros. A enfermeira Cheila Reis, da Clínica Lusíadas Almada, ajuda a adequar as brincadeiras à idade.