2 min

Sono de qualidade: meditação para dormir

A qualidade do nosso sono tem um grande impacto não só no nosso dia-a-dia como na nossa saúde em geral. 32% dos portugueses consideram ter um mau sono e 40% sentem dificuldade em manter-se acordados durante o dia.

Importância do sono de qualidade  

Durante o sono, o nosso corpo trabalha para manter uma função cerebral saudável e preservar a saúde física. Em Portugal, estima-se que 46% dos adultos com mais de 25 anos durmam menos de seis horas por dia, enquanto o recomendado é, no mínimo, 7 horas de sono.

Estudos em adultos têm demonstrado que a qualidade do sono tem um impacto direto na nossa saúde física. Dormir menos do que 7 horas por dia, de forma regular, prejudica a nossa qualidade de vida, aumentando a probabilidade de desenvolver diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, aumento de peso, AVC e depressão.

Meditação para dormir

A meditação guiada é uma estratégia eficaz para acalmar a mente antes de dormir, sendo especialmente benéfica para aqueles que lidam com ansiedade ou insónias através de um conjunto de instruções ou narrativas. Esta prática combina trabalho mental e físico, focando-se na respiração e na consciência do momento presente. 
A longo prazo, a incorporação da meditação na rotina de sono promove um descanso de maior qualidade, permitindo a regeneração do corpo e a recuperação da energia para o dia seguinte.

Quais os principais benefícios de meditar antes de dormir

Aplicar métodos de meditação antes de dormir tem vários benefícios, entre os quais: 
1.    Ajuda o corpo a sair de um estado de alerta: ajuda a fazer a transição para o modo parassimpático (descanso) do nosso cérebro, responsável pela sensação de calma e relaxamento;
2.    Ajuda a combater as insónias: o stress e a ansiedade são dos principais contribuidores para a insónia. A meditação pode ajudar a controlar os sintomas das insónias a longo prazo;
3.    Pode ajudar a acalmar os pensamentos que nos impedem de adormecer: por vezes, especialmente no mundo em que vivemos hoje, é desafiante simplesmente "desligar" a nossa mente. Nesses momentos, a meditação pode ser uma ferramenta útil para aliviar a mente de alguns desses pensamentos.
4.    Pode melhorar a saúde do cérebro: A qualidade do sono afeta a saúde do cérebro. O sistema linfático no nosso cérebro ajuda a limpar as toxinas deste órgão enquanto dormimos.

Saiba como praticar um exercício rápido de meditação guiada respiratória que vai mudar o seu sono:

Esta técnica utiliza a respiração para focar a mente e pode ser feita todas as noites ao deitar.

Inspire pelo nariz e concentre-se numa palavra que seja uma representação positiva de como se sente. Essa palavra pode ser "tranquilo", "confortável", "feliz" ou até "agradecido". Pense em algo que conquistou no seu dia e coloque essa intenção!

Ao expirar pela boca, deixe todos os sentimentos negativos opostos a essa sensação positiva irem embora. Deixe para trás qualquer stress, raiva ou frustração, enquanto repete esse padrão de respiração e associação com palavras tranquilas.

Pratique a respiração até adormecer ou sentir-se mais relaxado.

Embora a meditação possa ser útil, nem sempre é suficiente para combater as insónias e outros distúrbios do sono. Nestas situações, é aconselhável marcar uma Consulta de Medicina do Sono.

Disponível nos Hospitais e Clínicas Lusíadas, esta consulta visa diagnosticar e promover o tratamento de diversas perturbações do sono, proporcionando-lhe uma noite tranquila e uma melhor qualidade de vida.
 

Ler mais sobre

Sono

Este artigo foi útil?

PT