Lusiadas.pt | Blog | Sono

Tags mais relevantes

A posição para dormir prejudica a saúde

3 min

Diz-me como dormes...

Mudamos de posição várias vezes durante a noite mas todos temos uma posição preferida para dormir – e essa opção pode influenciar a qualidade do nosso sono. Saiba como.

Sono: um bem precioso que deve preservar

2 min

Sono, um bem muito precioso

Dormir mal está associado a várias doenças e há uma relação entre a falta de sono e acidentes graves. Neste artigo, Sandra Marques, especialista em Medicina Interna da Clínica Lusíadas Almada e em Medicina do Sono pela Sociedade Europeia de Medicina do Sono, explica a importância vital do sono.

Quando deve recorrer à consulta do sono?

3 min

Consulta do Sono: como, quando e porquê?

A Consulta do Sono promove o tratamento das diferentes perturbações do sono. Mas quando deve recorrer a esta consulta? Sandra Marques, especialista de Medicina Interna da Clínica Lusíadas Almada, explica.

Facto ou mito: as pessoas mais velhas precisam de dormir menos?

3 min

As pessoas mais velhas precisam de dormir menos?

Vários dados clínicos indicam que depois dos 65 anos as pessoas dormem menos horas e têm um sono mais leve. Mas isto pode traduzir-se em maior fadiga durante o dia.

Dormir mal contribui para o excesso de peso nas crianças

4 min

Crianças que dormem mal: o impacto no desenvolvimento

A fraca qualidade do sono pode ter consequências diretas no peso e no bem-estar das crianças e de jovens. Sandra Marques, especialista em Medicina Interna e Sonologista Europeia da Clínica Lusíadas Almada, esclarece qual a relação entre um sono descansado e uma vida saudável.

Fique a conhecer as diferentes doenças do sono

5 min

Doenças do sono: quais são e como as tratar

Afaste a televisão do quarto e resolva os seus problemas antes de se deitar ou poderá não conseguir dormir como devia para restaurar o organismo.

Preocupações com o trabalho, estudos, saúde ou família podem conduzir à insónia, principalmente eventos traumatizantes como a morte ou doença de um ente querido, divórcio e desemprego.

1 min

Noites de insónia: como evitar

A insónia caracteriza-se por sono insuficiente ou de fraca qualidade e interfere com a saúde e bem-estar. Saiba quais as estratégias para evitar noites mal dormidas.

Há um dia no calendário dedicado ao sono e o bem-estar que ele nos traz.

2 min

Celebrar o sono é ganhar saúde

Há um dia no calendário dedicado ao sono e à importância fundamental que tem na nossa saúde. Não pode, por isso, ser encarado de ânimo leve. Celebremos o sono todos os dias, e o bem-estar que isso nos traz.

A apneia do sono pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de saúde.

1 min

Apneia do sono: o que fazer?

A apneia do sono perturba o sono de quem sofre da doença e de quem está por perto a tentar dormir, retirando qualidade de vida a toda a família.​​​​​