2 min

Cancro do testículo: a importância do autoexame

Colaboração
São diagnosticados 3-10 novos casos por ano em cada 100.000 homens, de tumor do testículo a nível mundial. Descubra neste artigo como fazer o autoexame, com as dicas do Dr. Rui Lúcio, Coordenador de Urologia no Hospital Lusíadas Lisboa.

O número de casos tem vindo a aumentar e o cancro do testículo tem uma maior prevalência em jovens, com uma maior incidência na faixa etária dos 20 aos 40 anos. O autoexame é importante pois é uma das formas de permitir um diagnóstico antecipado deste tipo de cancro. 

Como se faz o autoexame do testículo?

O autoexame consiste na palpação destes órgãos, de forma regular, especialmente nas idades de maior incidência. Se observar o aparecimento de um nódulo sólido, é recomendado fazer-se uma ecografia escrotal para confirmar a natureza do mesmo.  Quando se trata de um tumor, normalmente estes nódulos apresentam um crescimento rápido e recente. 

Passo a passo:

1.    Uma vez por mês, durante ou após um banho quente
2.    Deve examinar cada testículo separadamente, segurando-o com cuidado
3.    Procure sentir a presença de nódulos, alterações de tamanho, forma ou consistência dos testículos

Quando deve ser feito o autoexame dos testículos? 

O homem deve fazer este autoexame mensalmente, a partir da puberdade. O momento ideal é após o duche, quando a pele está mais relaxada. 

Quais os sintomas do cancro do testículo?

Os sintomas principais são: nódulos e edemas no testículo, que, na maioria das vezes, são indolores. No entanto, alguns tipos de cancro podem não provocar sintomas até chegar a um estado mais avançado. Por isso mesmo é importante fazer check-ups regulares. 

Ainda assim, o cancro do testículo é na maioria das vezes diagnosticado em estado inicial.

Quais as principais causas do cancro do testículo? 

Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do cancro do testículo é a criptorquidia (quando o testículo não desceu para dentro do escroto). 

Para além deste, destacam-se os antecedentes familiares de cancro do testículo, hipospadias, cancro do outro testículo e a infertilidade ou diminuição da espermatogénese. 

Como é feito o diagnóstico do cancro do testículo? 

O diagnóstico é normalmente feito por um Urologista através da palpação do nódulo, seguindo-se normalmente uma ecografia e realização de análises com marcadores tumorais para confirmação da natureza do mesmo. 

Qual o tratamento para o cancro do testículo?

O tratamento inicial envolve, quase sempre, uma cirurgia denominada de orquidectomia inguinal radical. Nesta cirurgia, remove-se o tumor, o testículo e o cordão espermático. 

Numa segunda fase podem ser feitos exames para avaliação do estadio da doença e, dependendo do diagnóstico, serão recomendados tratamentos adicionais como a radioterapia ou a quimioterapia. 

Apesar de causar bastante ansiedade e receios, principalmente em idade reprodutiva, esta cirurgia não afeta a função sexual ou reprodutora do homem – bastando apenas ter o outro testículo saudável. 

Para doentes que queiram ter filhos no futuro, nomeadamente na necessidade de realizar quimioterapia, recomenda-se muitas vezes a criopreservação de espermatozoides.
No Grupo Lusíadas Saúde encontra especialistas de Medicina Reprodutiva que o podem aconselhar e orientar na preservação da fertilidade. 


 

Ler mais sobre

Doenças Oncológicas

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Rui Lúcio

Dr. Rui Lúcio

Coordenador da Unidade de Urologia

Hospital Lusíadas Amadora
Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT