2 min

Fenda Lábio-palatina tem solução

Colaboração
Em Portugal, nascem cerca de 180 crianças por ano com uma fenda lábio-palatina. No Hospital Lusíadas Porto uma equipa multidisciplinar ajuda na recuperação até à idade adulta.

Bessa Monteiro, coordenador da Unidade da Fenda Lábio-Palatina do Hospital Lusíadas Porto, ajuda a perceber o que é a fenda lábio-palatina e quais as terapias disponíveis.

O que é?

A fenda lábio-palatina é uma malformação causada por uma fusão incompleta das estruturas da cavidade oral no início da gestação. Estima-se que cerca de uma em cada 700 crianças que nascem são portadoras de uma fenda labial, palatina ou fenda lábio-palatina.

Consequências físicas

Trata-se de uma malformação, em muitos casos, desfigurante, que pode comprometer o bem-estar físico e psicológico da criança, a diferentes níveis:

  • A sucção torna-se difícil – pode ser necessário encontrar alternativas para a alimentar;
  • O mecanismo da deglutição está alterado;
  • As mucosas secam facilmente, facilitando infeções que se estendem ao ouvido e que podem provocar a perda de audição;
  • A erupção dentária é anómala
  • A fala pode ficar comprometida.

Tratamentos disponíveis 

Através da cirurgia é possível reduzir o impacto visual causado pela malformação.

Hospital Lusíadas Porto

O Hospital Lusíadas Porto dispõe de uma Unidade altamente diferenciada, com uma equipa multidisciplinar que inclui Cirurgia Pediátrica, Maxilofacial, Ortodontia/Medicina Dentária, Psicologia, Terapia de Fala, Genética, Pediatria, que é referência a nível nacional e está integrada no "EuroCleft Gateway Project", projeto europeu apoiado pela Organização Mundial de Saúde, "European Science Foundation" e "European Cleft Organisation". As diversas especialidades  acompanham a evolução da criança, de modo a reduzir o impacto da doença.

O protocolo da Unidade da Fenda Lábio-Palatina pressupõe a assistência desde o diagnóstico pré-natal, com o apoio e acompanhamento dos futuros pais, até à reabilitação total, o que ocorre, normalmente, no início da idade adulta.

 

Ler mais sobre

Bebé

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Bessa Monteiro

Dr. Bessa Monteiro

Coordenador da Unidade de Cirurgia Pediátrica , Fenda Lábio-Palatina

Hospital Lusíadas Porto
PT