Lusiadas.pt | Blog | Crianças | Bebés | Fenda Lábio palatina tem solução
2 min

Fenda Lábio-palatina tem solução

Em Portugal, nascem cerca de 180 crianças por ano com uma fenda lábio-palatina. No Hospital Lusíadas Porto uma equipa multidisciplinar ajuda na recuperação até à idade adulta.

Bessa Monteiro, coordenador da Unidade da Fenda Lábio-Palatina do Hospital Lusíadas Porto, ajuda a perceber o que é a fenda lábio-palatina e quais as terapias disponíveis.

O que é?

A fenda lábio-palatina é uma malformação causada por uma fusão incompleta das estruturas da cavidade oral no início da gestação. Estima-se que cerca de uma em cada 700 crianças que nascem são portadoras de uma fenda labial, palatina ou fenda lábio-palatina.

Consequências físicas

Trata-se de uma malformação, em muitos casos, desfigurante, que pode comprometer o bem-estar físico e psicológico da criança, a diferentes níveis:

  • A sucção torna-se difícil – pode ser necessário encontrar alternativas para a alimentar;
  • O mecanismo da deglutição está alterado;
  • As mucosas secam facilmente, facilitando infeções que se estendem ao ouvido e que podem provocar a perda de audição;
  • A erupção dentária é anómala
  • A fala pode ficar comprometida.

Tratamentos disponíveis 

Através da cirurgia é possível reduzir o impacto visual causado pela malformação.

Hospital Lusíadas Porto

O Hospital Lusíadas Porto dispõe de uma Unidade altamente diferenciada, com uma equipa multidisciplinar que inclui Cirurgia Pediátrica, Maxilofacial, Ortodontia/Medicina Dentária, Psicologia, Terapia de Fala, Genética, Pediatria, que é referência a nível nacional e está integrada no "EuroCleft Gateway Project", projeto europeu apoiado pela Organização Mundial de Saúde, "European Science Foundation" e "European Cleft Organisation". As diversas especialidades  acompanham a evolução da criança, de modo a reduzir o impacto da doença.

O protocolo da Unidade da Fenda Lábio-Palatina pressupõe a assistência desde o diagnóstico pré-natal, com o apoio e acompanhamento dos futuros pais, até à reabilitação total, o que ocorre, normalmente, no início da idade adulta.

 

Ler mais sobre

Bebé

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

Colaboração

Dr. Bessa Monteiro

Coordenador da Unidade de Cirurgia Pediátrica , Fenda Lábio-Palatina

Cirurgia Pediátrica
Hospital Lusíadas Porto
PT