2 min

Hérnia discal lombar: cirurgia pioneira à coluna

Uma intervenção realizada através de endoscopia foi realizada pelo neurocirurgião Gonçalo Neto d’Almeida, com a presença do médico ortopedista Michael Hess, no Hospital Lusíadas Albufeira.

Numa cirurgia da hérnia discal lombar com recurso à técnica “aberta”, a recuperação prolonga-se, pelo menos, por dois meses, além de implicar uma anestesia geral. Com o recurso à técnica endoscópica o impacto foi muito menor, permitindo ao doente retomar a sua atividade normal em apenas três semanas e praticamente sem dor.

A hérnia discal lombar que o afetava foi tratada cirurgicamente através de endoscopia, uma técnica recente que se aplicou pela primeira vez numa Unidade do Grupo Lusíadas. Para isso, foi importante a presença do médico ortopedista Michael Hess, natural de Munique (Alemanha), especialista em intervenções desta natureza. A cirurgia realizada através de endoscopia, na maioria das vezes é feita com recurso a anestesia local e sedação e em regime de ambulatório, evitando o internamento. “É uma cirurgia muito menos invasiva, sem a agressão da cirurgia ‘aberta’; evita-se, por exemplo, a dissecção muscular”, afirma Gonçalo Neto d’Almeida, “daí permitir uma recuperação muito mais rápida e indolor”.

Basta uma incisão de um centímetro para colocar a cânula de trabalho (um tubo), por onde depois vai passar o endoscópio e os instrumentos necessários à intervenção cirúrgica. O cirurgião vai controlando todo o percurso com o auxílio do intensificador de imagem, como em qualquer técnica endoscópica.

A endoscopia é utilizada para tratar a maioria das doenças degenerativas da coluna lombar, nas quais se incluem as hérnias discais, além de ter outras indicações, como a possibilidade de realizar biópsias diagnósticas ou tratar infeções. Havendo necessidade de intervenções que incidam em áreas anatómicas mais extensas, como no caso de fraturas, ainda não é possível usar a técnica endoscópica, mas apenas técnicas minimamente invasivas.

No entanto, cerca de 90% das pessoas que sofrem de hérnias discais podem ser tratadas através de endoscopia. “Temos sempre de fazer uma avaliação individual de cada doente”, explica o neurocirurgião do Hospital Lusíadas Albufeira e Hospital Lusíadas Lisboa.

“A utilização da endoscopia na coluna lombar depende de vários fatores, como as anatomias da coluna e a localização da própria hérnia discal.” Com óbvias vantagens em relação à cirurgia por via “aberta”, é previsível que se torne uma técnica cada vez mais utilizada, à semelhança do que sucedeu noutras áreas médicas, acredita Gonçalo Neto d’Almeida. “O equipamento sofreu um enorme desenvolvimento nos últimos cinco anos. Agora temos endoscópios com imagens de alta definição e de menores dimensões.”

Em 2001/2002, quando se começaram a fazer as primeiras cirurgias nesta área, a técnica e a imagem eram bastante rudimentares. “Na altura, os cirurgiões tinham receio de utilizar o equipamento”, relata o médico, “pois a imagem era muito pouco nítida”. Trata-se de uma técnica que tem evoluído a par e passo com o desenvolvimento tecnológico. “Todas as especialidades cirúrgicas estão a evoluir para técnicas menos agressivas, o que permite uma melhor qualidade de vida aos nossos doentes”, conclui o neurocirurgião.

Este artigo sobre esta cirurgia a uma hérnia discal lombar foi publicado na Revista Lusíadas 9.

Ler mais sobre

Coluna

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Prof. Dr. Gonçalo Neto D' Almeida

Prof. Dr. Gonçalo Neto D' Almeida

Coordenador da Unidade de Neurocirurgia

Hospital Lusíadas Amadora
Hospital Lusíadas Lisboa
Hospital Lusíadas Albufeira
Hospital Lusíadas Vilamoura

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT