3 min

Manchas na pele: os vários tipos e tratamento

O outono e o inverno são as estações do ano mais indicadas para tratar as manchas da pele associadas ao envelhecimento e à exposição solar. É fundamental consultar um médico para identificar o tratamento mais adequado para cada pessoa.

As alterações da pigmentação da pele podem ter inúmeras causas, podendo manifestar-se como manchas mais claras que a pele circundante (hipopigmentação) ou mais escuras (hiperpigmentação). Dentro das hiperpigmentações salientam-se os lentigos solares, que tendem a surgir devido ao efeito cumulativo das radiações solares.

As hiperpigmentaçoes pós-inflamatórias que resultam de reações a certas substâncias ou agressões da pele e as manchas na pele provocadas pelo uso de certos fármacos também são situações relativamente frequentes. Por outro lado, o melasma é uma patologia muito comum, caracterizada por uma hipermelanose circunscrita que atvinge preferencialmente a face e as mulheres.

A sua causa é desconhecida, mas diversos fatores podem estar envolvidos no seu desenvolvimento, como a predisposição genética, a radiação ultravioleta, a gravidez, o uso da pílula e alguns cosméticos.

Manchas na pele: tratamentos disponíveis

A escolha do tratamento vai sempre depender do tipo de pele, assim como do problema a atenuar. Outros fatores a considerar são as expectativas e tolerância do paciente aos tipos de tratamento e a experiência do médico com as diferentes técnicas disponíveis.

Peeling

O peeling consiste em esfoliar a pele, removendo as camadas superiores da epiderme, eliminando ou reduzindo manchas e rugas superficiais, consequência do foto e cronoenvelhecimento, ao mesmo tempo que estimula a renovação dos tecidos e a produção de colagénio.

  • Peeling químico ou dermoesfoliação

Consiste na aplicação de um ácido, que remove as camadas superficiais da pele, resultando numa superfície renovada mais uniforme, mais jovem e com mais brilho. Os mais comuns são o ácido glicólico, retinóico e o ácido tricloroacético.

Estes pellings podem ter diferentes intensidades (superficiais, médios ou profundos) e devem ser sempre aplicados em contexto clínico.

A preparação para este tipo de procedimento deve ser feita algumas semanas antes com cremes antienvelhecimento, eles próprios causando também uma ligeira esfoliação (tretinoína, cremes com AHA, etc.).

  • Peeling mecânico

A microdermoabrasão é um peeling suave que consiste na remoção mecânica das camadas mais superficiais da pele, usando um aparelho relativamente simples.

  • Peeling ótico

É feito com laser, que pode ser de dois tipos: ablativo e não ablativo. O laser ablativo faz um peeling mais profundo, através de uma técnica chamada laserabrasão, atuando na epiderme e na derme superficial. O laser não ablativo atua na epiderme, podendo ou não atuar na derme.

A luz pulsada também se trata de um tratamento ótico não ablativo, que gera calor através de diferentes comprimentos de onda e atua na renovação das camadas da epiderme que apresentam uma coloração mais escura.

Por que razão se deve escolher o outono e o inverno?

A pele fica particularmente sensível no seguimento de certos procedimentos estéticos, uma vez que há uma destruição e posterior renovação das camadas superficiais da pele, tornando-a neste período muito mais vulnerável aos fatores externos.

É fundamental usar protetor solar, mas o ideal é estar muito pouco exposto à radiação solar e a outros fatores potencialmente agressivos, daí a importância de escolher os meses mais frios para cuidar da pele.

Como prevenir o aparecimento de manchas na pele

A melhor prevenção é evitar a exposição solar intensa e/ou prolongada, assim como ao vento e outros fatores agressivos, desde idades precoces. Deve usar diariamente protetor solar ou eventualmente vestuário protetor em todas as zonas expostas ao sol: além do rosto, braços e pernas, é importante proteger as mãos, muitas vezes negligenciadas.

É também importante não esquecer a proteção solar em todas as atividades laborais e de lazer ao ar livre, quando a meteorologia o justificar, e não apenas na praia e no verão. Outro cuidado essencial é a hidratação: deve manter a pele e os lábios hidratados, aplicando diariamente um creme hidratante no corpo e no rosto,  assim como um batom hidratante para os lábios, sempre que sentir necessidade.

Ler mais sobre

Pele

Este artigo foi útil?

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT