4 min

Melasma: o que são as manchas escuras na pele?

Colaboração
As manchas castanhas que surgem na pele e que estão associadas à exposição solar podem tornar-se num incómodo. No entanto, existem tratamentos dermatológicos que permitem tratar o melasma.

O melasma é um tipo de hiperpigmentação que se apresenta na forma de manchas acastanhadas e surge mais frequentemente na cara. Também é chamado cloasma e, quando surge nas mulheres grávidas, “pano” da gravidez. Apesar de poder haver uma predisposição genética e de estar associado a certos tipos de pele, o melasma está intrinsecamente relacionado com a exposição solar.

“Esta condição pode durar anos e agrava-se nos meses de verão com a exposição solar”, diz Joana Gomes, médica dermatologista do Hospital Lusíadas Braga.

O que é o melasma

A pigmentação normal da pele deve-se à produção de melanina por células especializadas chamadas melanócitos, que estão dispersas pela pele. Os melanócitos produzem a melanina quando estimulados pela radiação ultravioleta, dando a cor natural da pele.

O melasma acontece quando há uma produção anormal de melanina numa região específica, que produz manchas e afeta normalmente a zona da face, mas pode surgir também no pescoço e nos antebraços.

“O melasma traduz-se por manchas acastanhadas de limites irregulares nas áreas de exposição solar, sobretudo nas zonas centrais da face (região frontal, nariz, lábio superior, queixo e regiões malares), geralmente com uma distribuição simétrica”, explica Joana Gomes.

“A causa do melasma é desconhecida, mas existem múltiplos fatores envolvidos na sua patogénese. Os mais importantes são a predisposição genética e a exposição à radiação ultravioleta, mas também o uso de anticoncecionais orais, gravidez e alguns cosméticos.”

Embora possa surgir tanto em homens como mulheres, é mais frequente em mulheres, especialmente em peles mais pigmentadas, com fototipos altos. “Raramente ocorre antes da puberdade, sendo mais frequente em mulheres em idade fértil”, refere Joana Gomes.

Origem e tipos

Apesar de não se compreender exatamente o que está na origem deste comportamento dos melanócitos, sabe-se que as manchas de melasma são causadas pela exposição à radiação ultravioleta. Suspeita-se ainda que tanto a luz visível como a luz azul possam provocar este tipo hiperpigmentação.

Além disso, a presença de estrogénios e, provavelmente, da progesterona, duas hormonas sexuais femininas, induzem o desenvolvimento do melasma. Este fenómeno explicaria o aparecimento da hiperpigmentação na gravidez, quando se usa pílulas anticoncecionais e nas mulheres que fazem um tratamento hormonal de substituição durante a menopausa.

Há dois grandes subtipos de melasma, que acabam por ajudar a definir os tratamentos mais adequados.

“O melasma epidérmico, em que a melanina se encontra depositada nas camadas superficiais da pele e o melasma dérmico ou profundo”, descreve a dermatologista. Os dermatologistas identificam o subtipo através de um exame de pele usando a Lâmpada de Wood, que emite luz ultravioleta de baixo comprimento de onda e que é usada frequentemente para analisar a pele.

Cuidados e tratamento

A prevenção passa por proteger a pele dos raios solares. “O uso de protetores solares de largo espetro é a principal forma de evitar o melasma”, diz Joana Gomes.

Para tratar este tipo hiperpigmentação, a médica recomenda, antes de tudo, a consulta com um dermatologista para que haja um diagnóstico e um tratamento adequado. Mas existe um quadro geral de tratamento.

“É muito importante minimizar a exposição solar em todas as formas, bem como o uso diário de protetores solares adequados. Existem vários agentes despigmentantes no mercado que devem ser escolhidos tendo em conta o tipo de pele. A suspensão das pílulas anticoncecionais ou da terapêutica hormonal de substituição pode ser útil para a resolução do melasma”, explica.

Os cremes usados para tratar o melasma, que retiram a hiperpigmentação, podem ser à base de hidroquinona, tretinoina, ácido azelaico, ácido kojico e ácido tranexâmico. Como os cremes fragilizam a região da pele onde são aplicados, é muito importante o uso de protetor solar ao longo do tratamento, para evitar o retorno da hiperpigmentação.

Quando os cremes não funcionam, é possível recorrer-se ainda ao peeling químico, à microdermoabrasão e à laserterapia.

Peeling

O peeling usa substâncias químicas, como o ácido glicólico, o ácido tricloroacético, entre outros, que destroem de uma forma controlada as camadas mais externas da pele. Depois, há uma regeneração do tecido, que vai substituindo a camada mais externa e velha, onde se encontrava o melasma.

Microdermoabrasão

A microdermoabrasão retira a epiderme e parte da derme (as duas camadas da pele) através de um processo mecânico, abrasivo, que se realiza manualmente ou com aparelhos específicos.

Laserterapia

Por fim, a laserterapia usa o laser para “provocar uma renovação das camadas superficiais da pele”, diz a médica, explicando ainda que esta técnica é mais precisa porque se pode controlar melhor a “intensidade do tratamento”. Por vezes, recorre-se à combinação de técnicas.

No entanto, Joana Gomes sublinha que nem todos os dermatologistas recomendam estes métodos contra o melasma, e avisa que o seu uso deve ser analisado caso a caso. “Antes de realizar estes tratamentos devem ser compreendidos os riscos e as dificuldades inerentes.

“O maior problema é a repigmentação causada pela inflamação do próprio tratamento, bem como as recidivas”, explica a médica.

“O melasma não tem um tratamento permanente, já que a sua causa não está completamente esclarecida. Logo, quem sofre de melasma tem de se habituar a um cuidado permanente. As peles mais claras reagem melhor a estes tratamentos. Quanto mais pigmentada a pele, maior o risco de recidivas e efeitos laterais, pelo que se desaconselham estas técnicas.”

Em suma

As manchas de melasma são manchas na pele que surgem mais frequentemente nas mulheres. O diagnóstico e tratamento, realizado sempre no contexto de uma consulta dermatológica, pode passar por cremes de despigmentação, o peeling químico, a microdermoabrasão e a laserterapia. O uso de protetores solares de largo espectro é essencial para proteger a pele e ajudar a impedir o retorno da hiperpigmentação.

Ler mais sobre

Pele

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Joana B. Gomes

Dra. Joana B. Gomes

Hospital Lusíadas Braga

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT