3 min

Pós-Pandemia: a importância da promoção da saúde oral

A Medicina Dentária tem apostado numa atitude mais preventiva, procurando sensibilizar a população para a adoção de alguns hábitos.

Dois anos após o início da pandemia, que resultou numa fraca acessibilidade às unidades de saúde, no medo do contágio e na fragilidade económico-financeira do mundo, também a saúde oral acabou por ser colocada em segundo plano, com a população a adiar as consultas.

Ainda assim, e apesar da pandemia, a Medicina Dentária, nos últimos anos, tem vindo a adotar uma atitude mais preventiva do que curativa enquanto, simultaneamente, se tem especializado em áreas como a Cirurgia Oral e Implantologia, Prostodontia e Ortodontia.

É por isso que a prevenção da saúde oral assume particular importância nestes últimos anos, com a necessária sensibilização da população para os hábitos de higienização oral diária, bem como para a retoma das consultas, nomeadamente as consultas de higiene oral. 

Como melhorar os seus hábitos de higiene oral diária

Há cinco pontos importantes a reter, para melhorar os seus hábitos de higiene oral diária e, assim, manter uma boa saúde oral.

  • Fio dentário: Usar fio dentário todos os dias à noite antes de escovar os dentes, com o objetivo de remoção mecânica dos restos alimentares que se acumulam entre os dentes.
  • Escova suave: Usar uma escova elétrica ou manual, preferencialmente suave, devendo ser substituída de três em três meses ou depois de um período em que esteve doente;
  • Pasta dentífrica: Existem vários tipos de pastas, com objetivo de tratamento ou manutenção, que devem ser aconselhadas pelo Médico Dentista ou Higienista Oral, contudo, todas devem ter uma quantidade de flúor entre 1400 e 1500ppm.
  • Técnica de escovagem: Angular a escova a 45 graus em relação à gengiva para conseguir remover a placa bacteriana, sem a traumatizar, durante aproximadamente dois minutos e, no mínimo, duas vezes por dia. Nas escovas manuais devem fazer-se movimentos circulares e horizontais, bem como ter atenção à pressão aplicada. Não esquecer de escovar o dorso da língua, com movimentos de trás para a frente.
  • Consultas de controlo e manutenção semestral: As consultas de higiene oral semestrais permitem o controlo da placa bacteriana e o diagnóstico precoce de patologias orais, permitindo a realização de tratamentos mais conservadores.

As vantagens das consultas de higiene oral

Parte de uma boa estratégia de manutenção da saúde oral inclui o acompanhamento regular em consultas de higiene oral. Entre as suas principais vantagens, destacam-se:

  • O controlo eficaz da placa bacteriana; 
  • Despistes de lesões ou manifestações orais de diversas patologias, que podem estar relacionadas com doenças sistémicas ou ter origem infeciosa (vírus, bactérias, fungos), neoplásica (neoplasias benignas ou malignas), traumática (físicas, químicas), imunológica ou autoimune (reações alérgicas e autoimunes) ou medicamentosa (efeitos secundários de medicação).

No que toca às lesões orais, é de realçar que o autoexame aumenta a probabilidade de um diagnóstico precoce, devendo, por isso, ser feito da seguinte maneira:

  1. Observe a parte exterior e interior da cavidade oral, incluindo lábios e gengivas;
  2. Observe o interior das bochechas, garganta e o palato (céu da boca);
  3. Observe todas as faces da língua, incluindo o pavimento da boca;
  4. Verifique a existência de nódulos na face e/ou pescoço.

Autoria: Luís Sequeira Fernandes, Médico Dentista na Clínica Lusíadas Almada e na Clínica Lusíadas Forum Algarve

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Luís Sequeira Fernandes

Dr. Luís Sequeira Fernandes

Coordenador da Unidade de Medicina Dentária

Clínica Lusíadas Almada

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT