2 min

O que é a má circulação e como atuar

Evite estar muito tempo de pé e tenha uma alimentação equilibrada, lista João Vieira, cirurgião vascular no Hospital Lusíadas Lisboa e no Hospital Lusíadas Albufeira.

O que é a má circulação?

A vulgar definição de má circulação não é um diagnóstico ou um termo médico. Utiliza-se como referência a sintomas relacionados com alterações da vascularização dos membros inferiores.

Estas podem ser arteriais, quando afetam a normal vascularização e causam isquemias; ou venosas, com a denominada insuficiência venosa crónica a que chamamos varizes. Tanto uma patologia como a outra devem ter um diagnóstico precoce.

Este permitirá uma abordagem diferente aos problemas, assim como ajudar para a prevenção do aparecimento de complicações que, em último caso, poderão levar à amputação, refere João Vieira, cirurgião vascular no Hospital Lusíadas Lisboa, no Hospital Lusíadas Albufeira, na Clínica Lusíadas Almada e na Clínica Lusíadas Faro.

  • Alterações arteriais

Os problemas arteriais são característicos de pessoas com idade mais avançada. O sintoma inicial e mais comum é a claudicação intermitente, ou seja, uma dor na região gemelar que é espoletada pela deambulação ou pelo exercício físico. Dependendo da gravidade da doença, a dor pode manifestar-se com um maior ou menor esforço.

Melhora com repouso. Em formas mais graves, pode haver dor dos membros em repouso, diminuição da temperatura, alteração da coloração ou feridas, que são a forma mais grave e cujo tratamento é mais difícil.

  • Alterações venosas

Esta patologia venosa afeta maioritariamente jovens do sexo feminino, que manifestam por norma, como primeiro sintoma, uma sensação de peso dos membros, com calor e edema vespertino. De maior gravidade são as alterações cutâneas e úlceras nos membros.

Conselhos para melhorar a sua circulação

  • Faça desporto

Evitar uma vida sedentária e fazer exercício físico, sempre com supervisão.

  • Descanse

Não estar demasiado tempo em pé e descansar com regularidade. Se a sua atividade profissional exige longas permanências em pé, use meias elásticas e não de descanso (uma vez que as elásticas têm uma forma de compressão gradual ao longo da perna que as de descanso não têm).

  • Evite roupa apertada

Não usar roupa apertada pode ajudar a prevenir a doença venosa.

  • Siga uma dieta rica em fibras e pobre em sal

Fazer uma alimentação saudável, com mais fibras. E ter presente que um dos fatores de risco para a doença arterial crónica é a hipertensão. Assim, uma dieta pobre em sal previne o seu aparecimento.

  • Evite o álcool e o tabaco

Tabaco e bebidas alcoólicas são altamente desaconselhados.

Ler mais sobre

Cirurgia Vascular

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. João Valença Vieira

Dr. João Valença Vieira

Coordenador da Unidade de Cirurgia Vascular

Hospital Lusíadas Lisboa
Hospital Lusíadas Albufeira
Clínica Lusíadas Faro
Hospital Lusíadas Vilamoura
PT