2 min

O que é a urticária?

A urticária é uma reação alérgica da pele que normalmente não tem gravidade. Na maior parte dos casos a terapêutica tem como objetivo aliviar os sintomas e descobrir o agente causador.

Trata-se de uma reação alérgica, com libertação de histamina e outras substâncias inflamatórias no sangue, ocasionando reação cutânea e/ou sistémica que pode culminar no choque anafilático. Cursa com babas fugazes no local (24 horas), de dimensões e formas variáveis. Podem ser mais ou menos localizadas e afetar qualquer parte do corpo. Em situações menos comuns, a urticária pode causar edema, ou seja, inchaço de alguma das partes afetadas. Em casos graves, a garganta pode inchar, dificultando a respiração e a deglutição. Nesta situação é necessário recorrer a um serviço de urgência.

Tipos de urticária

Na maior parte dos casos, a urticária é aguda e desaparece em 24 horas. Considera-se que se trata de urticária aguda quando se mantém de dias até seis meses, por norma a forma aguda dura cerca de seis semanas. Quando persiste para além dos seis meses considera-se uma forma crónica.

Causas da urticária

A mais comum é uma reação alérgica a alimentos (por exemplo, marisco,  peixe, ovos, produtos lácteos, frutos como a banana e o kiwi, soja, leguminosas como o amendoim e frutos secos); a medicamentos (por exemplo, penicilina,  anti-hipertensores e anti-inflamatórios); picada de insetos (ex: abelha), reação viral ou bacteriana; como reação a um pico de stresse; ou associada a doenças autoimunes, ou com défices de imunidade ou mesmo neoplásicas.

Em algumas pessoas podem surgir urticária ao calor e ao frio, bem como à fricção cutânea de uma peça de vestuário numa zona mais sensível (dermografismo). Bastantes vezes não se consegue conhecer a causa (urticária idiopática). Em caso de suspeita de uma alergia alimentar ou a um medicamento podem ser realizadas análises ao sangue ou testes cutâneos, mas na maioria dos casos os resultados não são conclusivos.

Quem é mais afetado?

A urticária é uma situação muito frequente, estimando-se que 15% a 25% da população em algum momento da sua vida sofra deste problema. Está mais propenso quem já teve um episódio de urticária anterior, pessoas que tenham tido outras reações alérgicas ou sofram de doenças que fragilizam o sistema imunitário, assim como quem tem familiares próximos com historial de urticária.

Como se trata?

Uma situação de urticária aguda deve ser tratada com medicamentos que aliviam os sintomas, ou seja, atenuam a comichão e o desconforto. Os anti-histamínicos podem ser tomados por via oral e aplicar emolientes calmantes da pele devendo evitar a aplicação de pomadas com corticoides ou anti-histamínicos tópicos, pois paradoxalmente podem agravar a urticária. Caso se saiba que fator desencadeou a situação deve evitar-se nova exposição.

Ler mais sobre

Pele

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Ana Barata Feio

Dra. Ana Barata Feio

Hospital Lusíadas Amadora
Hospital Lusíadas Lisboa
PT