2 min

Sono, um bem muito precioso

Dormir mal está associado a várias doenças e há uma relação entre a falta de sono e acidentes graves. Neste artigo, Sandra Marques, especialista em Medicina Interna da Clínica Lusíadas Almada e em Medicina do Sono pela Sociedade Europeia de Medicina do Sono, explica a importância vital do sono.

Em Portugal dorme-se mal! Segundo um inquérito recente, realizado pela Associação Portuguesa do Sono, 70% dos participantes adultos reportaram dormir bem menos de 8 horas por dia, com uma média inferior a 6 horas por dia. Quando olhamos para o sono, devemos pensar nas três características do mesmo: quantidade, qualidade e hora certa do dia.

Estas características mudam ao longo da vida e de pessoa para pessoa e é importante sabermos (profissionais de saúde, pais, educadores) que, em média, uma criança entre os 3 e os 5 anos deve dormir entre onze a treze horas por dia e um adolescente ainda necessita de oito a dez horas por dia.

Devem ser promovidas medidas de higiene de sono, que passam por dormir num espaço tranquilo e confortável, evitar a exposição a luz intensa antes de dormir (televisão, telemóvel, computador, etc.), bem como a prática de exercício físico enérgico uma a duas horas antes de deitar. A privação crónica de sono a que muitas crianças, jovens e adultos estão sujeitos de forma continuada tem implicações importantes e graves ao nível cognitivo e do comportamento, com consequências diretas no rendimento escolar, nas relações interpessoais (agitação, irritabilidade, agressividade, etc.) e no desempenho laboral.

Um mau dormir está associado à obesidade e à diabetes mellitus tipo 2 e, em Portugal, cresce assustadoramente o número de crianças, jovens e adultos com excesso de peso, obesidade e diabetes.

A maioria das doenças crónicas da sociedade moderna como a hipertensão, a doença coronária, a dislipidemia, o AVC e a dor crónica está, igualmente, associada a perturbações do sono, seja a privação crónica de sono, a insónia, a apneia obstrutiva do sono ou as pernas inquietas, entre outras.

Por último não nos devemos esquecer da relação entre o sono e o consumo de drogas lícitas e ilícitas, bem como os acidentes graves associados à privação crónica de sono e à noite biológica. Acidentes como o de Chernobyl em 1987, de Three Mile Island em 1979 e de Fukushima em 2011, o do Petroleiro Prestige em 2002, o do Space Shutte Columbia em 2003, entre outros, estão associados a erro humano por fadiga, alteração ritmo circadiano e/ou privação crónica de sono. Igualmente estão os acidentes de viação e os despistes que ocorrem preferencialmente durante a noite.

Seremos, seguramente mais felizes e mais saudáveis se dormirmos bem! (em quantidade, em qualidade e na hora certa do dia).

O sono é um pilar da nossa saúde, bem como o exercício físico regular e uma alimentação adequada.

Ler mais sobre

Sono

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Sandra Marques

Dra. Sandra Marques

Clínica Lusíadas Almada

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT