4 min

Tensão arterial: sinais de alarme

De forma silenciosa, a tensão arterial elevada desgasta o corpo humano e aumenta as probabilidades de doenças, tais como acidente vascular cerebral (AVC) ou enfarte do miocárdio (EAM). Mesmo sem sintomas visíveis de hipertensão, é importante fazer medições regulares e adotar hábitos de vida saudáveis. Descubra porquê.

Só em Portugal existem cerca de dois milhões de hipertensos, de acordo com os dados do Programa Nacional das Doenças Cérebro-Cardiovasculares. No entanto, metade destas pessoas desconhece que sofre de tensão arterial elevada. O motivo é simples: não há sintomas imediatos e, sem medições, a hipertensão arterial não é diagnosticada – e, por consequência, não é tratada. Mas o que é, ao certo, a tensão arterial?

O que é?

A tensão arterial trata-se da pressão com que o sangue circula dentro das artérias e que não é um valor exato, mas que vai – dentro dos valores normais – variando ao longo das 24 horas [do dia]. Esta pressão é normal e assegura que o sangue circula corretamente para todo o corpo. Os problemas começam, no entanto, no momento em que a pressão começa a exceder os valores normais, o que leva o coração a esforçar-se mais para bombear o sangue. É o que acontece quando se sofre de hipertensão arterial.

Valores normais de tensão arterial e valores de risco

A medição da pressão arterial assenta em dois patamares: a pressão arterial máxima (chamada de “sistólica”) e a mínima (“diastólica”).

  • Pressão arterial mínima

Diz respeito à fase de repouso, ou seja, à pressão exercida pelo sangue nas artérias no momento em que não existe a onda de sangue expulso pela contração do ventrículo esquerdo.

  • Pressão arterial máxima

Já a pressão sistólica é aquela exercida quando o sangue está a ser expulso pelo ventrículo esquerdo e percorre a árvore arterial. É importante fazer a medição dos valores de pressão sistólica e diastólica.

Causas da hipertensão arterial

Em 95% dos casos, a hipertensão arterial não tem uma causa evidente. No entanto, certas situações podem contribuir para um aumento da pressão arterial:

  • Envelhecimento;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Ingestão elevada de sal;
  • Stresse emocional.

Consequências da hipertensão

Perante uma pressão arterial elevada e confirmada com diversas medições, é diagnosticada a hipertensão arterial. Na prática, tal significa que, com o tempo, a pressão mais elevada terá como consequência um desgaste prematuro das artérias. Se o desgaste ocorrer, por exemplo, na circulação do coração, cérebro ou rins, poderá facilitar o aparecimento de doenças nesses mesmos órgãos. A hipertensão arterial é um dos fatores que contribui para o Risco Cardiovascular Global de uma pessoa, conceito que traduz o risco de sofrer um acidente vascular ao longo da vida, como consequência da presença de vários fatores de risco. Caso não seja tratada, a hipertensão poderá resultar numa maior probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC) e de enfarte do miocárdio.

Prevenção e mudança de comportamentos

A adoção de hábitos de vida saudáveis é essencial para prevenir o aumento da tensão arterial, sobretudo para hipertensos ou pessoas com risco cardiovascular elevado. Siga as recomendações:

  • Adote uma alimentação com pouco sal (cinco a seis gramas/dia), poucas gorduras e rica em fruta e legumes;
  • Não fume;
  • Pratique exercício físico de forma frequente (marcha moderada e energética durante 30 minutos, cinco a sete dias por semana; ou durante 75 minutos, três vezes por semana, por exemplo);
  • Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

As alterações de comportamentos e da alimentação refletem-se precocemente no perfil tensional do doente. Ao fim de oito dias já se podem ver resultados bem significativos, principalmente naquelas pessoas em que havia um excesso alimentar diário.

Sem imaginação para pratos novos? Veja esta receita que é indicada para doentes com hipertensão:

 

Medir a tensão arterial: como e com que frequência?

A tensão arterial deve ser medida anualmente, como parte do exame clínico de rotina recomendado a adultos. Diabéticos e pessoas com patologias renais, cardíacas ou neurológicas têm de ser controlados com maior regularidade. Mesmo assim, siga sempre as indicações do seu médico. Não há benefício na medição muito frequente da pressão arterial (várias vezes por dia, por exemplo). Em nada a melhora e é, muitas vezes, causa de ansiedade e preocupação. Para que a medição seja o mais correta possível, lembre-se:

  • Faça-a de forma relaxada, e em repouso;
  • Não fume antes da medição;
  • Não tome café antes da medição;
  • Não esteja com a bexiga cheia.

Pré-hipertensão: o que significa?

Os valores de tensão arterial ligeiramente acima do normal são um alerta para o maior risco de hipertensão. A pressão arterial entre 120/80 e 139/89 mmHg é considerada pré-hipertensão, um conceito geralmente associado à evolução da pressão arterial com a idade. Este é um termo adotado nos Estados Unidos (Joint National Commitee) e na Europa (Sociedad Europea de Hipertensión).

A sua tensão arterial está, pela primeira vez, acima do normal? E agora?

Uma única medição não é suficiente para se diagnosticar hipertensão arterial. Depois de uma primeira análise, a sua tensão arterial deverá ser examinada ao longo das semanas seguintes. Caso se confirme a hipertensão, siga as indicações do seu médico e implemente mudanças nos seus hábitos de vida.

Ler mais sobre

Coração

Este artigo foi útil?

PT