Lusiadas.pt > Hospitais e Clínicas > Clínica Lusíadas Oriente > Serviços > Centro de Reabilitação Física

Objetivo e missão

A Medicina Física e de Reabilitação tem como objetivo a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições incapacitantes ou de melhoria da qualidade de vida.

Com uma abordagem global, é realizado um trabalho em equipa multidisciplinar, cujo foco é a promoção da funcionalidade física e cognitiva, promovendo a atividade, a participação e a alteração de fatores pessoais e ambientais.

Esta é uma especialidade transversal com uma área de atuação muito diversificada (patologia músculo-esquelética, neurológica, respiratória, cardíaca, ​do desenvolvimento, alterações da linguagem, amputações, linfedemas, incontinências).

A Clínica Lusíadas Oriente criou um Centro de Reabilitação Física, instalado num edifício independente junto à Clínica, que será inteiramente dedicado a essa especialidade médica.​

Este Centro é constituído por 4 gabinetes de consulta, 2 ginásios, serviços de eletroterapia e hidroterapia em piscina.

centro reabilitacao fisica 3
centro reabilitacao fisica 1
centro reabilitacao fisica 2

Marcações

Veja as consultas e exames disponíveis e fique a conhecer o nosso Corpo Clínico de excelência.

Novas Aulas

Veja aqui as novas aulas de Ginástica Abdominal Hipopressiva e de Stretching Global Activo, de forma a melhorar e fortalecer os seus músculos e postura global.

Image Section
k

A Clínica Lusíadas Oriente iniciou um Programa de Reabilitação Cardíaca de excelência com profissionais experientes nesta área, garantindo um acompanhamento de proximidade dos doentes cardíacos após evento agudo.

A quem se destina?

A Reabilitação Cardíaca dirige-se a doentes com eventos agudos cardíacos, como enfarte do miocárdio, angina instável, insuficiência cardíaca, cirurgia cardíaca ou angioplastia coronária, entre outros. 

Objetivo

Tem como objetivo melhorar o doente cardiovascular, nas suas vertentes física e psíquica, nomeadamente aumentando a sua tolerância ao esforço, reduzindo sintomas, controlando fatores de risco cardiovascular, melhorando a qualidade de vida e o prognóstico (redução de mortalidade, enfarte de novo e reinternamento).

Equipa

A equipa de Reabilitação Cardíaca inclui múltiplos profissionais de saúde sob coordenação médica da Cardiologia,  em colaboração com especialistas de Fisiatria, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Psicólogos.

Programa

O programa inclui:

  • Avaliação cardiovascular, em consulta de cardiologia, incluindo análises, ecocardiograma, Holter-24h e prova de esforço, permitido a estratificação do risco e a prescrição de exercício;

  • Avaliação osteoarticular e muscular, em consulta de fisiatria, prescrição e aplicação prática de exercício e progressão do treino;

  • Treino de exercício em sessões sob supervisão médica, com monitorização contínua eletrocardiográfica e vigilância de parâmetros como frequência cardíaca, pressão arterial e saturação de oxigénio.

Duração

A duração é variável, de acordo com o programa definido, mais frequentemente sendo de 2 a 3 meses. 

 

Para mais informações deve entrar em contacto para: reabilitacaocardiaca.cloriente@lusiadas.pt

Contactos

Fale connosco

21 499 93 80

7h às 22h, 365 dias Chamadas internacionais +351 21 770 40 40
Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Rua Álvaro Pedro Gomes, nº 13

2685-138

Sacavém