09 Setembro 2021

Grupo Lusíadas Saúde promove 1.ª Regata acessível do País

Porto Sailing 2021 decorre entre os dias 18 e 19 de setembro na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia

Lisboa, 09 de setembro de 2021 – A Lusíadas Saúde Porto Sailing, um dos mais emblemáticos eventos de vela de Portugal, é este ano muito mais do que uma regata comum. Realizada sob o mote “Içamos as velas do desporto para todos”, é a primeira regata do País verdadeiramente acessível a todas as pessoas.

O evento, que decorre na Douro Marina, em Gaia, entre os dias 18 e 19 de setembro, assegura, pela primeira vez neste tipo de eventos, a acessibilidade de toda a população, com a disponibilização de uma planta 2D, espaços acessíveis nas situações de mobilidade reduzida e língua gestual, fruto do trabalho desenvolvido em parceria com a associação Accessible Portugal.

A Lusíadas Porto Sailing 2021 integra ainda a inauguração do Barco Lusíadas For ALL. Desenvolvido em Portugal para a BBDouro, é o primeiro catamaran do mundo que reúne os requisitos técnicos e de segurança necessários para alargar a prática de vela a toda a população.

O Barco Lusíadas For ALL tem capacidade para acolher até quatro cadeiras de rodas ao mesmo tempo na sua plataforma central. Na sua estreia, o Barco será tripulado pela equipa da Associação “Sim, Somos Capazes”, um projeto de inovação social para jovens com talentos especiais. 

“Referência nacional e integrado no maior grupo de saúde do mundo, o UnitedHealth Group, o Grupo Lusíadas é o maior parceiro de saúde do desporto nacional. E, enquanto organização socialmente responsável, somos igualmente promotores dos princípios da Inclusão e da Diversidade. É a luz deste posicionamento que a Lusíadas assume o compromisso de tornar acessível a prática desportiva a toda a população. A edição deste ano da Lusíadas Saúde Porto Sailing reveste-se, por isso, de especial relevância. É o primeiro evento de vela nacional projetado para ser verdadeiramente inclusivo”, afirma Vasco Antunes Pereira, CEO e Presidente do Comité de Inclusão e Diversidade do Grupo Lusíadas Saúde. 

A campanha “Içamos as velas do desporto para todos”, arrancou ontem, dia 8 de setembro, no digital e chega brevemente às estações da Rede do Metro do Porto.

Provas Women on Water Regatta e Regata do Infante

Além da inauguração do Barco Lusíadas For ALL, a Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021, organizada em parceria com a BBDouro, reúne as provas Women on Water Regatta e a Regata do Infante.  A Women on Water Regatta é a única regata com uma tripulação exclusivamente feminina em Portugal. A prova, disputada em embarcações da classe SB20, servirá para a qualificação nacional da final mundial desta categoria. A Regata do Infante é a maior regata de embarcações tipo cruzeiro no norte de Portugal e a única com chegada na zona histórica da ribeira do Porto e Vila Nova de Gaia.

A programação da Lusíadas Porto Sailing 2021 inclui ainda uma Talk, focada no tema “Aceita o desafio de ser inclusivo e consciente?”. Entre os protagonistas, reconhecidos exemplos de superação e com histórias de vida inspiradoras, estão Jorge Pina, Bento Amaral e Mafalda Ribeiro.

Para minimizar o impacto ambiental do evento, a organização da Lusíadas Saúde Porto Sailing 2021 cumpre os requisitos do programa “Clean Regatta”, único no mundo na certificação da sustentabilidade ambiental de regatas. O evento integra ainda na sua cadeia de valor a contratação de bens e serviços a organizações sociais.

Consulte aqui o programa do evento
 

Image
sc