Qualidade e Segurança

​​​​​Qualidade presente no dia-a-dia

A atividade dos Hospitais da Lusíadas Saúde é desenvolvida com base nos mais estritos padrões e métodos de avaliação internacional.​

A Lusíadas Saúde foi o primeiro Grupo Privado em Portugal a ser acreditado pela mais importante entidade norte-americana na acreditação  de organizações de saúde: a Joint Commission International (JCI).

Hospital Lusíadas Lisboa foi o primeiro hospital privado em Lisboa com esta acreditação, cumprindo as rigorosas Metas Internacionais de Segurança do Doente, obrigatórias nas entidades acreditadas, que incluem, entre muitos outros aspetos, a redução do risco de infeções associadas aos cuidados médicos e a redução do risco de queda do doente. 

As normas da JCI atendem ao desempenho global do hospital e detalham as exigências necessárias para garantir que a prestação de cuidados de saúde se efetua no ambiente mais seguro possível, de acordo com parâmetros implementados em todo o mundo.

Em abril de 2018, a JCI voltou a atribuir o selo de excelência ao Hospital Lusíadas Lisboa. Esta avaliação resulta de um novo processo de avaliação e auditoria que decorreu três anos após a primeira acreditação. Um processo que envolveu a avaliação de mais de 1.200 requisitos relacionados com a segurança do paciente e padrões clínicos, mas igualmente não clínicos, como atendimento, gestão e organização da unidade hospitalar. Pela primeira vez, a auditoria estendeu-se também às clínicas Lusíadas Almada e Parque das Nações, que assim se tornaram as primeiras em Portugal a passar por este processo de avaliação de qualidade da prestação de serviço.

Mas a Qualidade é transversal a todo o Hospital Lusíadas Lisboa. A nossa Unidade de Procriação Medicamente Assistida foi distinguida com a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma ISO 9001:2015.

A atribuição da Certificação vem reforçar a qualidade da Unidade de Procriação Medicamente Assistida, com uma equipa reconhecida a nível nacional – médicos, embriologistas e enfermeiros – com larga experiência na área.​ Em média, um em cada três casais engravida após tratamento nesta Unidade do Hospital Lusíadas Lisboa, sendo que um em cada quatro que realiza um tratamento de fertilização in vitro, realiza o seu desejo de ter filhos.

Para nós, trabalhar a qualidade significa ser capaz de implementar um sistema de gestão que está presente em todas as atividades e serviços – clínicos e não clínicos – desde a marcação/admissão do cliente até à finalização da prestação do cuidado médico, englobando todos os processos existentes no ambiente hospitalar.

​​​

​No âmbito da Qualidade e Segurança, deixamos o contacto direto para comunicação com a JCI – entidade que acredita as Unidades Lusíadas.