Unidade de Atendimento Urgente Pediátrico

Aberto e em funcionamento 24 horas por dia, 365 dias por ano, o Atendimento Urgente Pediátrico do Hospital Lusíadas Lisboa presta cuidados médico-cirúrgicos urgentes e emergentes à criança em situação de doença aguda.

Englobado na Unidade de Pediatria, este serviço foi totalmente renovado em maio de 2017 e encontra-se mais inovador e confortável do que nunca. Os novos espaços individualizados no Serviço de Observação (SO) permitem o acompanhamento permanente da família num ambiente mais confortável e de maior privacidade, quer para estabilização do quadro clínico, quer para esclarecimento do diagnóstico.

O período de permanência na Sala de Observação, embora variável, é sempre de curta duração, uma vez que, sempre que seja necessário um internamento mais prolongado, a Pediatria do Hospital Lusíadas Lisboa dispõe de uma Unidade de Internamento própria.

Suportado por uma avançada capacidade tecnológica, por exemplo telemetria - que permite a monitorização remota em tempo real da informação clínica essencial de cada doente, o Atendimento Urgente Pediátrico assegura uma resposta imediata e adequada aos episódios de doença aguda.

De acordo com as melhores práticas de triagem, adotámos o Protocolo de Manchester, uma ferramenta que permite uma resposta mais eficiente a qualquer quadro clínico.

Atendimento Urgente Pediátrico tem como princípio a prestação de cuidados diferenciados e personalizados, assegurados por especialistas com sólida experiência no diagnóstico e tratamento em situação de urgência.

Em sintonia com a orientação clínica global do Hospital Lusíadas Lisboa, a Unidade de Atendimento Urgente Pediátrico preconiza uma abordagem integrada da doença, sendo apoiada pelas diferentes especialidades médicas no âmbito da Pediatria. ​


Veja aqui o Making Of da Nova Unidade de Atendimento Urgente