Unidade de Cirurgia Ambulatória

 

​​​

A Cirurgia Ambulatória é toda aquela em que a admissão, intervenção e alta hospitalar ocorrem no mesmo dia, não necessitando o cliente de pernoitar no hospital. Compreende intervenções cirúrgicas programadas, realizadas sob anestesia geral, loco-regional ou local, em instalações adequadas, com segurança.

A Unidade de Cirurgia Ambulatória (UCA) do Hospital Lusíadas Lisboa está integrada na unidade peri-operatória, que tem como função realizar o acolhimento e acompanhamento pré e pós-operatório do doente submetido a cirurgia ambulatória, até que este reúna critérios para a alta.

Os doentes da UCA são admitidos após consulta prévia de avaliação cirúrgica e anestésica.


 

Vantagens da Cirurgia Ambulatória:

- Tratamento mais rápido;

- Pós-operatório mais personalizado, o que contribui para uma recuperação mais rápida;

- Menos tempo distante de casa, da família e do emprego, diminuindo a ansiedade para o cliente e para a sua família;

- Diminui os riscos de infeção no pós-operatório;

 

É necessário que alguém o acompanhe até casa no dia da intervenção, e que permaneça consigo por um período de 24 horas. No dia da intervenção deve repousar, não pode conduzir, nem deve assinar documentos importantes.

Antes de qualquer procedimento cirúrgico deve ser avaliado na Consulta de Anestesia.

 

Dia da Cirurgia

Cumprir rigorosamente as indicações dadas na consulta de Anestesia, nomeadamente o jejum que lhe foi prescrito.

Na data e hora definidas deve dirigir-se ao secretariado da Unidades de Cirurgia Ambulatória (UCA) para fazer a sua inscrição, sendo portador da documentação necessária.

Não se esqueça de trazer consigo os exames que estão na sua posse.

No final da cirurgia, será encaminhado para a Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos (UCPA), onde permanecerá até que se encontre estável e possa ser transferido para a Unidade de Cirurgia Ambulatória. Pode ter alta quando estiverem reunidas as condições clínicas para que o faça em segurança.

Funcionamento

O horário de funcionamento da UCA é das 8h00 às 20h00.

Visitas

Tem direito à visita do acompanhante, sempre que possível. Sugerimos que não traga mais do que um acompanhante, uma vez que a permanência na UCA será por tempo limitado e as visitas restritas.​

​​