Cuidar do bebé

​​​​​​Pode contar connosco em todas as fases. A nossa oferta Lusíadas Baby Care tem como missão fazer um acompanhamento dedicado e especializado do bebé e da família que o irá acolher. 

Foram, para isso, organizados cursos de preparação para o parto, programas de visita ao domicílio, mas também a completa avaliação clínica do recém-nascido, que inclui a vacinação.

Curso de Preparação para a Parentalidade

O objetivo é reduzir a ansiedade do casal, promovendo a partilha de experiências com outros casais, permitindo um ainda maior envolvimento do pai em todo o processo.

Organizado por uma equipa multidisciplinar com formação em saúde Materno-Infantil, inclui enfermeiras e fisioterapeutas. Pretende esclarecer dúvidas, desmistificar alguns receios e ajudar a que o casal estabeleça estratégias, não só ainda durante a gravidez, mas também no período pós-parto, já com o bebé em casa. Saiba mais.

Avaliação Clínica do Recém-Nascido

O Neonatalogista que assiste ao parto faz a primeira avaliação clínica do recém-nascido.

No 1º dia de vida, o Neonatologista faz uma triagem e observação pormenorizada dos órgãos e sistemas do recém-nascido. Durante todo o período de internamento na Unidade Materno-Infantil, o recém-nascido será avaliado diariamente por um médico Neonatologista.

Vacinação

Durante o período de internamento ou na Consulta de Neonatologia são administradas as primeiras vacinas: da Tuberculoses (BCG), da Hepatite B e Diagnóstico Precoce (Teste do Pezinho).

Teste de Diagnóstico Precoce e Rastreio Auditivo

Os bebés nascidos no Hospital Lusíadas Lisboa realizam o "Teste do Pézinho" entre o 3º e o 6º dia de vida e o Rastreio Auditivo Neonatal, de forma gratuita. 

Consulta de Neonatalologia:

É recomendado ao casal que marque uma consulta de Neonatologia 2 a 3 dias após a alta clínica do bebé.

Esta consulta não é obri​gatória nem gratuita para os bebés nascidos no Hospital Lusíadas Lisboa, mas é recomendada.​

Acompanhamento no Pós-Parto

Um dia depois da alta médica, a enfermeira da unidade Materno-Infantil que acompanhou o processo no hospital irá contactar a mãe, de forma a avaliar o seu estado físico e psicológico, mas também o bem-estar do bebé e esclarecer eventuais dúvidas que tenham surgido. Também é possível agendar uma visita a casa, entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebé, de um enfermeiro da Unidade Materno-Infantil.

Através da linha de apoio, cujo número será facultado no momento da alta, pode colocar questões, nomeadamente no que diz respeito à amamentação.

​​