O Parto

​​​​Não há nenhum parto igual. Todos são momentos irrepetíveis para os pais e um momento especial para as nossas equipas. Temos uma missão: fazer deste um momento seguro, tranquilo e feliz.

Depois do acompanhamento ao longo de quase 40 semanas, estamos a postos para receber uma nova vida.

Estamos disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana. Queremos acompanhá-la e prestar todo o auxílio possível antes, durante e depois.

Depois de feita a admissão, a mãe é colocada num quarto individual, com o acompanhante, onde vai ficar até iniciar a expulsão propriamente dita. O aparelho de cardiotocografia (CTG) – que mede os batimentos cardíacos do bebé – pode estar ligado através do cabo ou por telemetria, o que permite que a mãe continue com toda a mobilidade. Pode caminhar e, inclusivamente, tomar um banho relaxante.

Há quatro salas de parto disponíveis: duas preparadas para as cesarianas e mais duas para os partos vaginais. As camas articuladas permitem que a posição de expulsão seja realizada à medida da parturiente e do médico. 

Em caso de necessidade, a Unidade de Neonatologia recebe recém-nascidos a partir das 32 semanas. À sua espera estão cinco incubadoras topo de gama e uma equipa atenciosa, de grande qualidade e eficiência.

A sala de recobro recebe mãe e bebé nas horas seguintes. Juntos, já não deverão separar-se enquanto estiverem internados, à exceção de casos (ou momentos) em que a mãe necessite de repouso. 

O horário de visitas é alargado, mas todos os envolvidos – família incluída – deverão gerir estes momentos de forma equilibrada. Afinal, não é cliché, este é mesmo o primeiro dia do resto de uma vida.