Admissão

 

​​​​A admissão é feita numa das receções do Piso 0, onde é aberto o episódio de internamento.

O Hospital Lusíadas Porto aceita clientes particulares e clientes de seguros ou subsistemas públicos e privados de saúde, devendo ser cumpridas as seguintes condições de acesso:

Clientes Particulares

  • Apresentação de documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte) e NIF (número de identificação fiscal).
  • Pagamento do adiantamento previamente estipulado.

Seguros de Saúde

Apresentação do cartão válido e de documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte).

Efetivação do co-pagamento de acordo com as condições expressas no termo de responsabilidade emitido pela entidade seguradora (variável em função do plano de benefícios contratado pelo segurado), assim como de quaisquer procedimentos não contemplados no seguro de saúde.

Subsistemas de saúde e equiparados 


Para informação adicional sobre atos e montantes cobertos pelos acordos, deve contactar previamente o subsistema do qual é beneficiário.

  • Apresentação de documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte) e NIF (número identificação fiscal).

  • Apresentação de cartão de beneficiário do Subsistema de Saúde.

  • Efectivação do co-pagamento a que haja lugar, de acordo com o contrato estabelecido com o subsistema de saúde ou termo de responsabilidade emitido.

​Seguradoras: Seguros de Acidentes de Trabalho, de Viação ou Pessoais

- Acidentes de trabalho

Para atendimento urgente deve fazer-se acompanhar da Participação do Acidente de Trabalho (cópia), ou número de apólice, e apresentar um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte).

​- Acidentes de viação/pessoais

Para atendimento urgente deve fazer-se acompanhar da Participação do Acidente (cópia) e apresentar um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte). A prestação de cuidados será da responsabilidade da entidade seguradora até ao limite do plafond disponível.

- Seguros de vida

A prestação de cuidados está condicionada à autorização/pedido expresso da entidade seguradora. A prestação de cuidados será da responsabilidade da entidade seguradora até ao limite do plafond disponível.

​Empresas, associações e outras entidades

Se é beneficiário de descontos convencionados com empresas, associações e outras entidades, deve trazer prova de pertencer a essa empresa, associação ou entidade e apresentar um documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte).

O cliente (ou os seus pais, no caso de se tratar de criança ou de menor de 18 anos de idade, ou o seu representante legal, no caso de pessoas incapazes ou incapacitadas) é responsável pelo pagamento integral de todas as despesas decorrentes de serviços e cuidados de saúde prestados pelo Hospital Lusíadas Porto, salvo em caso de autorização comunicada ao hospital ou apresentação de termo de responsabilidade válido emitido por entidade convencionada (seguradora, subsistema de saúde ou empresa) que assuma os encargos financeiros decorrentes da prestação dos serviços e cuidados de saúde em causa.

Orçamento


• Caso pretenda obter uma previsão das despesas decorrentes e inerentes aos serviços e cuidados a prestar, antes do internamento ou intervenção cirúrgica, deve solicitar ao seu médico assistente e/ou responsável pelo internamento ou intervenção cirúrgica a informação sobre o procedimento e entregar esse pedido na receção para posterior obtenção do correspondente orçamento/previsão de encargos.


 Responsabilidade Financeira / Termos de Responsabilidade

• Se as despesas forem da responsabilidade de terceiras entidades (seguradoras, subsistemas de saúde ou empresa), no acto de admissão para internamento ou intervenção cirúrgica ou de realização de quaisquer procedimentos clínicos deve:

• Apresentar o correspondente termo de responsabilidade ou título de autorização ou confirmar a sua receção pelos serviços administrativos do Hospital. Na falta de apresentação do termos de responsabilidade ou título de autorização, os cuidados de saúde e os serviços que serão prestados são faturados diretamente ao Cliente pelos valores constantes da tabela de preços de particulares.

• Proceder ao pagamento, nos casos aplicáveis, da franquia ou quota-parte correspondente aos cuidados ou serviços a prestar.

• No caso de dispor de mais do que uma entidade responsável pelo pagamento das despesas decorrentes dos cuidados ou serviços prestados, deverá declarar qual a entidade responsável pelo pagamento dos respetivos custos, não sendo admitida a alteração dessa entidade até à conclusão/alta desse procedimento.

• Se as despesas forem da responsabilidade de terceiras entidades (seguradoras, subsistemas de saúde ou empresa), o cliente é direta e exclusivamente responsável pelo pagamento de todas as despesas não cobertas ou garantidas pela terceira entidade, bem como pelo valor excedente das despesas ocorridas e não coberto ou garantido pela terceira entidade.

Adiantamento/Pagamento

  • ​​Em caso de internamento, intervenção cirúrgica ou de exames especiais, e de acordo com o respetivo orçamento, poderá ter que efetuar um adiantamento cujo valor será informado com a apresentação do orçamento e que deve ser efetuado no dia da admissão no internamento para cirurgia ou realização do exame.

  • O ​valor do adiantamento é creditado na sua conta e deduzido na fatura final a pagar. Caso as despesas incorridas sejam inferiores ao valor do adiantamento efetuado, o hospital reembolsará o valor em excesso, liquidando a fatura respeitante aos serviços e cuidados de saúde prestados.

  • Os serviços prestados podem ser pagos em dinheiro, através de cheque ou multibanco. O cliente (ou os seus pais, no caso de se tratar de criança ou de menor de 18 anos de idade, ou o seu representante legal, no caso de pessoas incapazes ou incapacitadas) em caso de admissão para internamento, cirurgia, exames ou tratamentos especiais deve efetuar o correspondente adiantamento.