3 min

Crianças com medo de ir ao dentista: dicas para acalmar a ansiedade

Porque é que as crianças têm medo de ir ao dentista? Como pode um dentista ajudar a acalmar esta ansiedade tão comum para os mais pequenos? Será que existem técnicas e truques que ajudam a tornar esta experiência mais positiva para os pais e para os filhos?

Porque é que muitas crianças têm medo de ir ao dentista?

Como causas mais comuns para o medo de ir ao dentista, a Dra. Joana Filipa Martins médica na HeyDoc Amoreiras aponta “as primeiras experiências que, sendo negativas, provocam nas crianças muita ansiedade”.

A exposição das crianças a vídeos, desenhos animados, livros e outras fontes pode também fomentar esse medo: “muitas vezes estes conteúdos fazem com que se crie uma ideia assustadora à volta da ida ao dentista e algo que nem sequer é real acaba por começar a criar muita ansiedade e medos”, explica.

Para além disso, crianças que tenham sido sujeitas a vários tratamentos médicos e internamentos podem também começar a criar aversão a ambientes hospitalares e clínicos. Tendem a sentir-se desconfortáveis, ansiosas e é importante reconfortá-las e mostrar que estão seguras. 

Como é que a relação entre o dentista e a criança pode ajudar a superar estes medos e ansiedades? 

É essencial estabelecer uma relação de confiança na qual a criança se sinta confortável para expor os seus medos e inseguranças e onde se sente acolhida e respeitada. A antecipação de sons e barulhos, a explicação, adaptada à idade e maturidade da criança, acerca dos procedimentos, ajuda a que tenham uma maior confiança em nós e sintam maior segurança. 

Explicar algumas intervenções e demonstrar de uma forma simples, adaptada à idade e nível cognitivo da criança, os procedimentos que vão ser realizados, pode também ser a chave para diminuir a ansiedade dos mais pequenos. 

Em consultório e em contexto de tratamento, uma abordagem progressiva, começando por tratamentos mais simples, permite que a criança se habitue e se sinta mais confortável. 

O medo é uma resposta natural perante o desconhecido ou face a experiências negativas. O ideal será proporcionar uma primeira experiência positiva. 

Quem pode ajudar a tornar a ida ao dentista numa boa experiência para a criança?  

Os pais têm um papel fundamental, sem dúvida alguma. Evitar contar e partilhar experiências negativas e também não utilizar expressões que suscitem medo ou ansiedade. Por exemplo, devem evitar-se as palavras “dor”, “agulha”, “arrancar” e outras semelhantes. 

Existem outras formas de preparar a criança para a visita ao dentista: explicar de uma forma simples e positiva o que vão fazer, mostrando fotografias do profissional que as vai atender. Pode pedir-se à criança que mostre os dentes no momento da escovagem assim como ver vídeos educativos com mensagens positivas e tranquilizadoras sobre o tema.

O que pode ajudar a tornar a experiência mais confortável para a criança? 

Trazer algum objeto pessoal de casa, como um brinquedo favorito, pode ajudar a manter a criança distraída e bem-disposta. Pode parecer irrelevante à primeira vista, mas o ambiente do consultório pode fazer toda a diferença. Nas clínicas HeyDoc, apostamos em espaços com o máximo de conforto, em profissionais simpáticos e disponíveis. Por outro lado, recorremos também a música, vídeos ou desenhos animados para explicar alguns procedimentos e que ajudam a interagir da forma mais positiva possível com a criança. 

“Sorrisos reconfortantes, piadas, e pequenos gestos e palavras que ajudem os mais pequenos sentirem-se mais relaxados, fazem parte do dia-a-dia de um profissional que atenda crianças”, conta a médica.

O medo de ir ao dentista é uma das maiores barreiras à saúde dentária e pode persistir até à idade adulta. Garantir que as crianças têm uma boa experiência, é garantir que no futuro vão ser adultos com sorrisos saudáveis.  
 
 

Ler mais sobre

Boca e Dentes Criança

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Joana Filipa Martins

Dra. Joana Filipa Martins

Clínica HeyDoc Amoreiras
PT