2 min

Deixar de fumar: hoje é o dia

Deixar de fumar é um imperativo para a sua saúde. 20 minutos depois de ter fumado a sua tensão arterial vai baixar. Sabia?

É urgente deixar de fumar

O tabagismo é a principal causa evitável de mortes prematuras e doenças no mundo. Está na hora de deixar de fumar. A Organização Mundial de Saúde considera que é uma doença do foro respiratório e revela que é das patologias que mais vítimas mortais provoca: são cerca de 4,9 milhões de pessoas anualmente. Este número poderá aumentar para mais de oito milhões, por ano, até 2030 sendo que a grande maioria ocorrerá em países em desenvolvimento.

Quais são os compostos do tabaco?

Fumar um cigarro significa inalar mais de 4000 substâncias químicas, sendo que, dessas, 50 são cancerígenas. Os cigarros contêm alcatrão, monóxido de carbono, acetona, butano, amoníaco, entre outras substâncias químicas perigosas para a saúde.

Quais as doenças associadas ao tabagismo?

O tabagismo é a principal causa de cancro do pulmão, originando cerca de 90% dos casos. Pode também originar doenças cardiovasculares, enfisemas pulmonares, bronquite, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e cancro em outros órgãos do aparelho respiratório.

Porque não conseguimos deixar de fumar quando queremos?

A dificuldade em deixar de fumar está, sobretudo, nos compostos químicos do tabaco, como a nicotina, que causam dependência e alterações nos indivíduos que fumam.

Os fumadores passivos também são afetados?

Sim, os fumadores passivos são afetados tal como os fumadores ativos, uma vez que o fumo inalado contém todos os químicos presentes no tabaco.

Quais os benefícios imediatos de deixar de fumar?

Ao fim de 20 minutos a tensão arterial regressa a níveis normais e, oito horas depois o nível de monóxido de carbono no sangue também normaliza. Um dia depois de deixar de fumar já diminuiu o risco de enfarte e, um ano depois, diminuiu para metade o risco de desenvolver uma doença coronária. Em dez anos diminui o risco de cancro do pulmão e de outras neoplasias e, em 15 anos, o risco de doença coronária é igual ao de um não fumador. Para ajudar aqueles que querem deixar de fumar, os Hospitais Lusíadas Lisboa e Lusíadas Porto têm uma Consulta de Desabituação Tabágica integrada na Unidade de Pneumologia, com capacidade para assistência diária.

 Todos os dias são bons para deixar de fumar  

Este artigo foi útil?

PT