3 min

A caminho do peso certo

Colaboração
Um golpe de sorte permitiu a um operador de câmara de televisão fazer uma alteração drástica na sua vida: Rui Faísca fez um bypass gástrico quando chegou aos 164 quilos e já começou a trabalhar para que o resto da sua vida seja mais longo e saudável.

Aos 41 anos, Rui Faísca já não reconhecia o corpo de atleta que apresentava aos 20 anos. Não se apercebera do aumento de peso, mas entrava nessa quarta década com 164 quilos. "Deixei de fazer desporto e a minha profissão, como operador de câmara, é muito sedentária e também não ajuda". Não se pesava e também nunca tomou especial atenção ao que comia. "Quando deixei de conseguir atar os atacadores ou de caber comodamente nas cadeiras do cinema, comecei a achar que talvez precisasse de fazer alguma coisa", continua.

Casado e pai de um rapaz de 17 anos, sentia que "já não podia brincar mais com a situação: a minha saúde estava em causa". A mudança de vida chegou na forma de surpresa feita pela equipa que trabalha consigo no programa de televisão de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira: uma consulta com a equipa multidisciplinar do Centro de Tratamento de Obesidade do Hospital Lusíadas Lisboa, chefiada pelo cirurgião Ângelo Ferreira e um bypass gástrico. Foi desta forma que se viu confrontado com o seu Índice de Massa Corporal (IMC), que ultrapassava já o nível da obesidade mórbida.

Começar de novo…

"Já fiz lipoaspirações não invasivas, muitas dietas e acupunctura mas, assim que deixei de fazer, recuperava todo o peso perdido", confessa. Mas esclarece: "porque é que sinto que desta vez é diferente? Porque acredito que esta é a fórmula certa para não correr riscos. O facto de estar a ser acompanhado por uma equipa multidisciplinar e de ter falado com todos os especialistas, ajudou a estabelecer metas e a traçar objetivos", revela. Rui Faísca garante ainda que o acompanhamento na preparação para a operação e no pós-operatório, tem sido essencial para o sucesso. Assim como entender todo o processo e aprender a resolver as situações com que posteriormente se irá deparar.

Mudança de vida

Desta vez, Rui Faísca não vai ficar sentado à espera que o tratamento dê resultado por si só. Vai dar também uma mãozinha…ou um pezinho. "Comecei a fazer caminhadas. Já consigo chegar aos 10 quilómetros por dia e, em dois meses, perdi 20 quilos. Também já tracei um objetivo: inscrevi-me na Corrida do Tejo, onde irei fazer os 10 quilómetros e que se irá realizar a 13 de setembro – precisamente quatro meses depois da operação". Mas nem só de caminhadas se faz este processo. Rui também já procedeu a alterações na sua alimentação, deixando de lado os fritos e os doces. "É claro que há uma dose de sacrifício, mas também há objetivos a cumprir. Se não fosse para conseguir fazê-lo, não valia a pena começar".

Corrente de apoio

"Tenho sentido o apoio dos amigos e da família. Sinto que se criou uma corrente de força à volta deste processo. Os meus amigos dizem que me vão ajudar para que não falhe, para que esta seja uma situação de sucesso". Também já começa a perceber onde esta caminhada poderá levá-lo: no hospital perdeu quatro quilos, e outros quatro foram perdidos nos dias a seguir à alta. "Vamos tentar cumprir as metas a que nos propusemos no dia a dia. Ainda nem se falou do peso ideal, mas sinto-me de regresso ao futuro, preparado para encarar de frente uma vida de qualidade. Estou feliz".  

Leia o artigo na íntegra na Revista Lusíadas número 4 (inverno de 2015)

Ler mais sobre

Obesidade

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Ângelo Ferreira

Dr. Ângelo Ferreira

Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT