Lusiadas.pt | Blog | Obesidade

Tags mais relevantes

Fígado gordo: o que é a esteatose hepática?

3 min

Esteatose hepática ou fígado gordo: o que é

A esteatose hepática, conhecida como fígado gordo, é uma situação frequentemente ligada à obesidade e à diabetes que muitas vezes é silenciosa, mas que pode trazer consequências para a função deste órgão importante.

Síndrome metabólica: o que é e qual o tratamento

3 min

Síndrome metabólica: o que é e como se trata

Neste artigo, vai ficar a saber o que é a síndrome metabólica, quais as suas causas e como é feito o seu diagnóstico e tratamento. As respostas de Elaine Morais Lins, especialista em Medicina Interna da Clínica Lusíadas Parque das Nações.

Minibypass gástrico: conheça o Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica da Clínica de Stº António

3 min

Tratar a obesidade e a diabetes

O novo Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica da Clínica de Stº António trata a obesidade e a diabetes através, sobretudo, do minibypass gástrico, acompanhado por cuidados multidisciplinares.

Obesidade e diabetes: a relação entre ambos

3 min

Obesidade: por que é fator de risco da diabetes?

Apelidada muitas vezes como “a doença do século XXI”, a obesidade é um dos principais fatores de risco para a diabetes tipo II. Rui Ribeiro, especialista em cirurgia geral e coordenador do Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica da Clínica de Stº António, explica o porquê desta relação de risco.

A obesidade está associada ao desenvolvimento de outras doenças. Falamos-lhe das 6 doenças associadas à obesidade mais comuns.

4 min

6 doenças associadas à obesidade

A obesidade é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diferentes doenças. Num país em que mais de metade da população tem excesso de peso e há perto de um milhão de pessoas obesas é importante saber quais as doenças associadas à obesidade e vencer o excesso de peso.

Sob o mote “Obesidade: epidemia do século XXI”, o workshop organizado pelo Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade (CMTO) do Hospital Lusíadas Porto, dirige-se a pessoas obesas.

1 min

Obesidade: um trabalho de equipa

O Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade (CMTO) do Hospital Lusíadas Porto organiza uma formação para doentes obesos sob o mote “Obesidade: epidemia do século XXI”, de forma a demonstrar que quando trabalhamos em equipa tudo se torna mais fácil.

Como tratar a obesidade

2 min

Como tratar a obesidade

A obesidade é um problema de saúde pública. O combate a esta epidemia necessita de uma abordagem integral e personalizada, que o Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade do Hospital Lusíadas Porto oferece. Conheça os serviços disponíveis.

As caminhadas ajudam Rui Faísca a cumprir os objetivos propostos

2 min

A caminho do peso certo

Um golpe de sorte permitiu a um operador de câmara de televisão fazer uma alteração drástica na sua vida: Rui Faísca fez um bypass gástrico quando chegou aos 164 quilos e já começou a trabalhar para que o resto da sua vida seja mais longo e saudável.

Gravidez e obesidade são compatíveis?

1 min

Gravidez e obesidade são compatíveis?

Para que uma gravidez corra de forma tranquila e saudável é preciso antecipar problemas. Esse trabalho deve ser feito em conjunto com os pais e profissionais de saúde. No Hospital Lusíadas Porto organizam-se encontros gratuitos com esse fim.