6 min

Terapêutica Endoscópica da Obesidade: o que é e quem pode fazer

Colaboração
Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, muito seguro e altamente eficaz, capaz de eliminar até 60% do excesso de peso.

A obesidade é um problema de saúde pública, que se traduz no excesso de gordura acumulada no corpo, capaz de originar diversas patologias. A prevalência em Portugal é muito substancial: de acordo com um estudo "O Custo e Carga do Excesso de Peso e da Obesidade em Portugal", divulgado em outubro de 2021, 67,6% da população portuguesa tem excesso de peso ou obesidade, sendo que 28,7% são mesmo obesos. A investigação indica ainda a mortalidade na origem desta condição: em 2018, foram sinalizados 46 269 óbitos causados por patologias relacionadas com a obesidade, valor que representa 43% das mortes ocorridas em Portugal continental nesse ano. 

A obesidade pode ser avaliada com recurso ao valor de Índice Massa Corporal (IMC):

  1. Excesso de peso, IMC entre 25 e 29.9kg/m2
  2. Obesidade grau 1, IMC  entre 30 e 34.9kg/m2
  3. Obesidade grau 2, IMC   entre 35 e 39.9kg/m2
  4. Obesidade grau 3, IMC superior a 40 kg/m2

"Temos de olhar para obesidade como uma doença. Há uma série de patologias que estão associadas a esta condição, que diminuem a qualidade de vida e que aumentam o risco de mortes prematuras. A obesidade gera problemas cardiovasculares, que são a principal causa de morte em Portugal, potencia o risco oncológico e ainda o aparecimento de diabetes”, diz David Martins Serra, Gastrenterologista e Coordenador do Novo Centro de Endoscopia Avançada do Hospital Lusíadas Lisboa. “Isto não é só uma questão estética. Isto é uma questão de saúde pública”.

O especialista recorda ainda as consequências do excesso de peso nas infeções por COVID-19.  “A maior parte das pessoas com menos de 50 anos que morreram com COVID-19 eram obesas. É o principal fator de risco para a morte por COVID-19.”


O que é uma gastroplastia endoscópica?

Realizada por via  endoscópica (procedimento no qual se insere um tubo fino na boca, que vai até ao estômago), a gastroplastia endoscópica é a terapêutica endoscópica da obesidade mais inovadora e que apresenta excelentes  resultados de perda de peso — podendo levar a uma diminuição até  60% do  excesso de peso .

“É a alternativa minimamente invasiva que preconizamos como prioritária. Apesar de existirem poucos centros a realizarem este procedimento em Portugal, tem apresentado resultados muito positivos a nível internacional, com um critério de longevidade muito superior face ao balão intragástrico.”

Em que consiste mesmo este método? “É realizado através de endoscopia , utilizando o Método Apollo, que permite realizar uma cirurgia a partir do interior do estômago”, explica. “Reduzimos o tamanho deste órgão, suturando-o e transformando-o numa bolsa mais pequena.”

Como resultado deste tamanho mais reduzido, o estômago passa a ter uma menor capacidade de armazenamento: “Diminuímos a sua capacidade de volume, fazendo com que a pessoa coma menos, aumentando, em simultâneo, o tempo da sua digestão, que se torna mais prolongada — o que se traduz em menos vontade de comer”, explica o especialista. “Se a nossa digestão terminar ao fim de duas horas, ficamos com vontade de comer. Se ela durar cinco a seis horas, temos, durante esse período, uma sensação de saciedade.”  

Em termos de resultados, os estudos internacionais mostram uma perda de peso média de cerca de 15% ao fim de um ano e de cerca de 20% ao fim de dois anos, diz David Serra. 

Disponível há já vários anos, o balão intragástrico é também uma opção, apesar de ser menos vantajosa. Consiste na introdução de um balão dentro do estômago, que é depois preenchido com 500 a 700 centímetros cúbicos de soro. “O balão permanece dentro do estômago durante entre seis meses a um ano a ocupar volume e a diminuir a capacidade de armazenamento. Ajuda a pessoa a perder peso, porque aumenta a saciedade precoce, o que faz com que se coma menos.”

Apesar de apresentar resultados na perda de peso, este balão intragástrico apresenta alguns obstáculos: “Quando retiramos o balão, é frequente as pessoas voltarem a ganhar peso”, explica David Martins Serra. “Hoje, ainda optamos por esta solução, mas em circunstâncias específicas: nos superobesos, por exemplo, em que estamos perante uma situação em que a pessoa precisa de perder 20 ou 30 quilos antes de poder ser operada. Aí, como não é um método definitivo — há um objetivo específico — existe indicação para a colocação do balão intragástrico, bem como em situações selecionadas de obesidade tipo 1 e 2. 


As vantagens da gastroplastia endoscópica

Ao contrário do balão intragástrico, que só pode permanecer no estômago durante, no máximo, um ano, a gastroplastia endoscópica não tem prazo de validade — apesar de ser expectável que, ao fim de dez ou vinte anos, o estômago volte a dilatar um pouco. 

A conjugação de todos estes fatores, resulta numa perda de peso “mais eficaz e mais duradoura, com a vantagem de que nesta abordagem minimamente invasiva, não são necessárias incisões”, explica. “Por isso, o tempo de recuperação é mínimo. A pessoa fica um dia no hospital e tem alta no dia seguinte, podendo seguir com a sua rotina normal.”

A taxa de possíveis complicações no decorrer do procedimento é baixíssima, “na ordem dos 1-2%”, tornando a gastroplastia endoscópica numa opção muito “segura”. 

“É um procedimento muito seguro, muito eficaz e não invasivo. São as três grandes vantagens”, sublinha o especialista. No pós intervenção , não é necessário a ingestão de  suplementos nutricionais , pois a absorção do tubo digestivo mantém-se inalterada.

Para quem é indicada a terapêutica endoscópica de obesidade

“Este método é particularmente indicado para os obesos que têm um índice de massa corporal de entre 30 e 39 kg/m2. Acima desse valor, a indicação já é para outras cirurgias, como o bypass gástrico”, indica o especialista, fazendo a ressalva de que existem exceções. 

Há pessoas com IMC acima dos 40 que, não querendo fazer a cirurgia convencional, ou apresentando contraindicações para a mesma,  podem ter indicação para a terapêutica endoscópica da obesidade. “A equipa multidisciplinar reúne-se e analisa  caso a caso.”

O motivo que limita este procedimento a obesos de classe 1 e 2 prende-se com os resultados: “A perda de peso necessária [há pessoas que precisam de perder 80 quilos, por exemplo] não vai ser atingida com este método, tendo  indicação para realizar o bypass gástrico.”


Contraindicações

Além do critério relacionado com a percentagem de massa gorda, há outros aspetos que têm de ser considerados para a realização da terapêutica endoscópica da obesidade: a pessoa não tem pode ter lesões no estômago (como, por exemplo, uma hérnia do hiato maior que 5 centímetros, uma úlcera gástrica, varizes esófago/gástricas ou doença oncológica esófago/gástrica), não deve ter doenças que alterem a coagulação, ser maior de idade, não estar grávida e não ter associada nenhuma patologia psiquiátrica. 


Da primeira consulta à gastroplastia endoscópica

O primeiro passo para a realização da gastroplastia endoscópica é a marcação de consulta para Terapêutica Endoscópica da Obesidade. 

“A pessoa vem à consulta, é-lhe explicado o método, quais são os critérios para a sua realização, as condicionantes, as necessidades e os resultados expectáveis”, explica o especialista. “Depois, o médico indica se a pessoa tem ou não indicação para ser submetida a este método.”

Posteriormente o seu caso é avaliado na  equipa multidisciplinar da obesidade, responsável por, primeiro, garantir que a gastroplastia é o método indicado para a pessoa em estudo, depois, por assegurar todo o apoio necessário no decorrer do processo e após a intervenção. 

“A pessoa é avaliada pela equipa de Nutrição, por um Endocrinologista e/ou Internista, bem como por um Psicólogo. “São  critérios obrigatórios , é o caminho  que todos os candidatos percorrem.”

Se a avaliação for positiva, a pessoa regressa ao gastrenterologista e faz o agendamento da sua cirurgia. É, depois, admitida na unidade de saúde no dia da intervenção, tendo alta no dia seguinte.

“Antes de ter alta, a pessoa leva um plano alimentar personalizado para as três semanas seguintes, em que há restrições alimentares, podendo apenas ingerir líquidos, de forma a não afetar as suturas realizadas no estômago.”

De acordo com David Martins Serra, o recomendado é que a pessoa faça avaliações regulares com a equipa multidisciplinar por um período de, no mínimo, dois anos.

“O que recomendamos é que mantenha uma avaliação nutricional e multidisciplinar dentro da equipa, estando provado que esta continuidade de acompanhamento personalizado potencia a perda de peso ao longo do tempo”, diz. 

“Há sempre o risco de a perda de peso não ser a planeada, como em qualquer intervenção bariátrica”, alerta o especialista. “O que nós queremos é que a pessoa aproveite esta intervenção para mudar os hábitos de vida , quer alimentares , quer de prática de exercício físico, de forma a manter de forma duradoura a perda ponderal. Se não mudar o estilo de vida, corre sempre o risco de no futuro voltar a ganhar peso.”
 

Ler mais sobre

Obesidade

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. David Martins Serra

Dr. David Martins Serra

Coordenador da Unidade de Gastrenterologia

Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT