4 min

Hematúria (sangue na urina): o que pode significar?

A presença de sangue na urina, definida em nomenclatura médica como hematúria, é uma das causas mais frequentes de referenciação para consultas de Urologia e pode ser um sinal de infeções urinárias ou até um sintoma de doenças mais graves.

Neste artigo, a Dra. Sara Anacleto, Médica Urologista do Hospital Lusíadas Braga, explica as várias causas do aparecimento de sangue na urina e como é feito o diagnóstico das doenças urológicas mais frequentemente associadas a este sintoma. 

O que se deve fazer ao detetar sangue na urina?

A hematúria pode ser detetada através de análises à urina (hematúria microscópica) ou visível a olho nu (hematúria macroscópica), sendo que no último caso o risco de doença urológica é superior. 

No caso de presença de sangue na urina, e tendo em conta alguns fatores de risco, é aconselhável a realização de exames complementares de diagnóstico para investigar a causa desta hemorragia. 

“O acompanhamento de um profissional da área de Urologia é essencial nesta fase – dispomos de vários meios de diagnóstico que vão ajudar a perceber o que pode estar na origem deste sintoma”, explica a Dra. Sara Anacleto. 

O que pode causar o aparecimento de sangue na urina? 

As causas mais comuns da hematúria são as cistites (inflamações ou infeções da bexiga), os cálculos urinários, os tumores da bexiga e do rim, doenças da próstata, entre outras, e podem ser classificadas como nefrológicas e urológicas:

  • Causas Nefrológicas: Glomerulonefrites, Doenças tubulo-intesticiais
  • Causas Urológicas benignas: cálculos urinários, infeções, hiperplasia benigna da próstata
  • Causas Urológicas malignas: Tumores do rim, ureter, bexiga, próstata, uretra

“Existem várias causas para a presença de sangue na urina, e em alguns casos, mesmo após uma investigação minuciosa, não é possível encontrar causa para a presença de sangue na urina e pode ser aconselhada a vigilância e, eventualmente, a repetição de exames” nota a Médica Urologista do Hospital Lusíadas Braga.

Que outros sintomas podem surgir e o que significam?

Os sintomas que surgem juntamente com sangue na urina estão relacionados com a causa subjacente. Por exemplo, no caso de cálculos urinários, os sintomas mais comuns são dor, ardor ao urinar, aumento da frequência urinária e por vezes febre.

No caso dos homens com hiperplasia benigna da próstata (aumento do volume da glândula da próstata), o sangue na urina pode coexistir com um aumento da frequência urinária, uma diminuição da força do jato urinário e também uma maior dificuldade em urinar.

As infeções urinárias são mais comuns nas mulheres e frequentemente causam sangue na urina. No entanto, caso após a resolução da infeção ainda se verifique a presença de sangue na urina, devem ser sempre excluídas outras possíveis causas através de uma nova avaliação por um Urologista. 

“Quando se trata de causas malignas, a presença de sangue na urina é muitas vezes o único sinal de doença, como no caso do cancro da bexiga. No entanto, pode também ocorrer dor, aumento da frequência urinária e dificuldade em urinar, principalmente em casos mais avançados”, aponta a especialista. 

Como é feito o diagnóstico do sangue na urina? 

Na presença de hematúria, principalmente macroscópica, é fundamental a avaliação por um Urologista para realização de vários exames que determinem a causa da presença de sangue na urina.

Os exames necessários neste contexto são os seguintes:

  1. Análise de urina incluindo urocultura;
  2. Exames de imagem;
  3. Ecografia renal e vesical;
  4. UroTAC: tomografia axial computorizada com contraste endovenoso e várias fases para a correta visualização da anatomia do sistema genito-urinário);
  5. Citologia urinária: exame que avalia a presença de células malignas na bexiga;
  6. Uretrocistoscopia: exame endoscópico realizado pelo médico urologista que permite avaliar a uretra e bexiga.

O exame mais importante para o diagnóstico do cancro da bexiga é a Uretrocistoscopia. A citologia urinária e os exames de imagem, como a ecografia renal e vesical ou a UroTAC são também fundamentais para este diagnóstico.

O tratamento e diagnóstico definitivo do cancro da bexiga é feito cirurgicamente, através da resseção transuretral de bexiga. Esta cirurgia endoscópica permite remover o tumor e, através da análise da peça colhida, estabelecer o diagnóstico definitivo e avaliar a necessidade de tratamentos adicionais.

Tratamento da hematúria: o que fazer em cada caso 

O tratamento da hematúria difere muito de acordo com a sua causa. Acima de tudo, é importante perceber o porquê do sangramento e excluir uma possível causa grave.

No caso das infeções, está indicada a toma de antibióticos. No caso de cálculos urinários o tratamento pode passar por medicação, cirurgia ou litotrícia extracorpórea por ondas de choque. 

A hiperplasia benigna da próstata pode ser tratada com medicação ou cirurgia. No caso de causas malignas, o tratamento passa habitualmente por cirurgia, com eventual necessidade de outros tratamentos complementares de acordo com o tipo de tumor.

O que se pode fazer para prevenir doenças urológicas? 

O cancro da bexiga é uma das doenças urológicas mais graves e tem como principal fator de risco o tabagismo (responsável por cerca de 50% dos casos). Desta forma, a principal medida preventiva do cancro da bexiga é a abstinência tabágica. 

O segundo fator de risco mais comum é a exposição ocupacional a diluentes, tintas, vernizes e derivados de petróleo. Existem causas mais raras tais como a exposição a radioterapia e a ciclofosfamidas, a idade (quanto mais avançada, maior o risco), o género (os homens são mais propensos a desenvolver esta doença), entre outras. 

Não existe nenhum rastreio recomendado para o cancro da bexiga, sendo o mais importante consultar um médico Urologista no caso da presença de sangue na urina. 

Ler mais sobre

Sistema Urinário

Este artigo foi útil?

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT