Lusiadas.pt | Blog | Sistema Urinário

Tags mais relevantes

Litíase urinária: como identificar os sintomas de pedras nos rins

5 min

Litíase urinária: como identificar os sintomas

Os cálculos renais são assintomáticos ou dão sintomas vagos e passam quase despercebidos, até que o cálculo urinário provoca uma obstrução e surge a cólica renal.

tipos de urina

2 min

Cor da urina: 7 factos e mitos

A urina deve ser amarela e translúcida. Miguel Cabrita, urologista do Hospital Lusíadas Albufeira, garante que o padrão é universal a toda a espécie humana e ajuda a esclarecer alguns mitos relacionados com a cor da urina.

Factos e mitos sobre incontinência urinária

5 min

Factos e mitos sobre incontinência urinária

Sabia que um em cada 5 portugueses acima dos 40 anos sofre de incontinência urinária? Neste artigo poderá aprender a distinguir os factos dos mitos sobre esta situação que é muito comum, mas pouco falada.

A fimose implica a perda irreversível da elasticidade da pele por fenómenos de cicatrização pós traumatismos ou de infeções.

3 min

Fimose: o que é e como tratar

Chama-se fimose à incapacidade de contrair o prepúcio para trás da glande do pénis. O problema pode ter diferentes graus, mas, sobretudo, é importante distinguir a causa desta inaptidão.

Pedras nos rins

2 min

Pedras nos rins: o que são e quais os tratamentos

O nome científico é litíase, mas é vulgarmente conhecido como pedra no rim. É uma condição dolorosa, que afeta cerca de 800 mil portugueses, mas que pode ser prevenida se não descurar a hidratação.

A infeção urinária afeta sobretudo as mulheres, mas pode atingir qualquer pessoa, dos mais novos aos mais velhos.

3 min

10 regras para evitar a infeção urinária

Conheça melhor as causas da infeção urinária e as estratégias que deve adoptar para evitar uma infeção que afeta sobretudo mulheres.

Tossir, espirrar, rir, exercitar ou pegar em pesos são razão suficiente para provocar a perda involuntária de urina. A esta ocorrência dá-se o nome de incontinência urinária de esforço (IUE).

1 min

Como lidar com a incontinência urinária de esforço

Entre 10 a 20% das mulheres sofre de incontinência urinária de esforço, no entanto a maioria desconhece que há tratamentos simples e eficazes que resolvem o problema. Conheça as causas e previna as consequências.