4 min

Onicomicose: o que é a micose das unhas e como tratar

A micose das unhas, também designada por onicomicose, é uma doença infeciosa causada por fungos. Carla Ferreira, podologista do Hospital Lusíadas Porto, explica o que é e como tratar a onicomicose.

Onicomicose, ou micose das unhas, é uma doença infeciosa causada por microrganismos designados por fungos, e é responsável por mais de metade das patologias que afetam as unhas; em 90% dos casos são causadas por fungos dermatófitos, 10% por leveduras e fungos não dermatófitos, isto é, fungos que ingerem queratina.

A incidência de onicomicose é de 10% nos adultos, 20% nos idosos, sendo muito rara em crianças. É uma patologia crónica que afeta a qualidade de vida, diminui a autoestima e, por vezes, leva à discriminação social. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento do número de infeções fúngicas ungueais. As pessoas com diabetes, e/ou com o sistema imunitário comprometido, são mais propensas a várias doenças, sendo a onicomicose uma delas, o que se agrava pela falta de tratamento adequado.

O atraso na ida ao podologista pode originar também graves problemas, pelo que deve recorrer a um especialista logo que são detetados sinais ou sintomas.

Sinais e sintomas de onicomicose

Na fase inicial, a doença é silenciosa e não apresenta sintomas dolorosos. Os sinais de alerta são o surgimento de uma coloração diferente, geralmente mais amarelada nas unhas, e que posteriormente leva a um descolamento da unha e aparecimento de pasta tipo “esfarelo”.

Mais tarde, inicia-se um engrossamento e propagação a toda a unha e/ou às outras unhas e inclusive à matriz (raiz) destruindo-a por completo. Numa fase mais avançada da doença, por vezes, surge a dor, pois a unha encrava (onicocriptose), porque está engrossada, deformada e sujeita a uma maior pressão exercida pelo sapato e muitas vezes surgem infeções associadas.

Tratamentos

Inicialmente, devido à inexistência de dor, o tratamento é protelado. O objetivo do tratamento é eliminar o fungo que está por debaixo da unha e a destrói o mais depressa possível! Mas, frequentemente, tenta-se camuflar o aspeto inestético e, noutros casos recorre-se a terapêuticas inadequadas e mal executadas.

Assim a ida ao podologista tem várias vantagens: o conhecimento eficaz da doença, do tratamento, as regras apropriadas do ensino ao doente, a limpeza, desinfeção, a esterilização dos materiais a manusear e – como foi já salientado –, a correta identificação da doença e tratamentos associados. No final e no início o segredo é sempre o mesmo: a força de vontade em não desistir do tratamento!

  1. A terapêutica oral deve ser sempre bem vigiada devido aos seus efeitos secundários e outros sinais e sintomas pouco graves, mas que provocam mal-estar, nomeadamente vómitos, náuseas, dores de cabeças e outros efeitos secundários que tendem a desaparecer. Assim, como acontece com todos os medicamentos, devemos ter sempre a preocupação de informar o podologista dos medicamentos a que somos alérgicos ou com os quais não nos sentimos bem. Assim, é importante salientar que os medicamentos orais (comprimidos) não devem ser tomados por um período superior a 4 meses devido à toxicidade. Logo, esta terapêutica só é aconselhada em casos pontuais e sempre acompanhada pelo podologista.
     
  2. Vernizes ou soluções ungueais que muitas vezes, quando se é atento e se vai ao podologista no início da deteção da doença, são suficientes, devem ser aplicados de acordo com o aconselhamento do especialista e acompanhados com uma limpeza da unha mensalmente com técnicas próprias realizadas para a regeneração ungueal e para avaliar se efetivamente a melhoria está como esperado. Mais uma vez se reforça que o tratamento é demorado, e que necessita de ser executado com rigor e durante o crescimento da unha até à finalização do tratamento.
     
  3. Laserterapia ou tratamento a laser das onicomicoses: a pesquisa científica aliada ao desenvolvimento tecnológico encontrou um tratamento mais eficaz que diminui a duração dos tratamentos, ao perceber que os fungos são sensíveis ao calor e se destroem a uma temperatura sensivelmente entre 40 e 60º celsius. Assim, a destruição mais rápida do fungo leva a um maior êxito na cura: é este o objetivo do laser! Porém, nem todas as pessoas podem realizar laserterapia, nomeadamente os doentes com neoplasias ou com neuropatia sensitiva. Assim, os custos, benefícios e contraindicações têm sempre que ser avaliados entre o paciente e o seu podologista de forma a estruturar o tratamento e a saber se efetivamente o laser é aconselhado para a sua situação.

A importância de cuidar dos pés

Em média, uma unha saudável demora pelo menos 12 meses a crescer desde a raiz até à ponta. No entanto quando estão com onicomicoses o crescimento é mais lento, logo a persistência no tratamento e a visita ao podologista não podem ser descuradas. Assim sendo, a paciência, a persistência e a resistência são essenciais!

Conclusão: cuide dos seus pés, são o suporte do seu corpo! Trate-os como trata o seu rosto, o seu coração, com atenção e cuidado! Em caso de alerta, peça ajuda e cumpra aquilo que lhe indicam ser o seu tratamento.

Cuidados a ter:

  • Higienizar diariamente os pés, secando-os muito bem;
  • Utilizar sempre chinelos nos balneários, piscinas e locais públicos e onde possa existir água parada;
  • Não partilhar calçado;
  • Não cortar as cutículas;
  • Não fazer autotratamentos;
  • Não protelar/adiar tratamentos;
  • Manter sob vigilância a pele ou pelo do animal de estimação, porque pode ser uma fonte de contaminação;
  • Consultar o podologista assim que notar alguma alteração nas unhas.

Ler mais sobre

Pés

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Carla Ferreira

Dra. Carla Ferreira

Hospital Lusíadas Porto
Hospital Lusíadas Lisboa
Clínica Lusíadas Oriente

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT