2 min

O que é a pica e quais os tratamentos

A pica é uma perturbação do comportamento alimentar rara, que se caracteriza pela ingestão de substâncias não nutritivas.

Inapropriada ao desenvolvimento do indivíduo, a pica é uma perturbação do comportamento alimentar caracterizada pela ingestão persistente de uma ou mais sustâncias não nutritivas, durante um período mínimo de um mês. 
O diagnóstico é realizado em indivíduos com idade igual ou superior a dois anos, para excluir a exploração normal de objetos com a boca característica das crianças. 

Quais as substâncias ingeridas por pessoas com pica

Nesta condição, normalmente, não existe aversão a alimentos. Papel, sabão, terra, giz, tinta, cola, pedras, detergente e cinzas são exemplos de substâncias tipicamente ingeridas por indivíduos diagnosticados com pica. No entanto, o que é ingerido varia de acordo com a idade do indivíduo, bem como com a disponibilidade de substâncias.  
Em certas culturas, este comportamento alimentar é considerado comum. Por exemplo, na população africana, ingere-se terra ou argila para aumentar a fertilidade, aliviar sintomas desconfortáveis durante a gestação e garantir a saúde do feto. Nos casos em que esta prática é aceite e até encorajada por uma cultura específica, não pode ser considerada uma perturbação do comportamento alimentar. 
Contudo, é importante salientar que a ingestão frequente de substâncias não alimentares pode dar origem a diversas complicações, tais como obstrução intestinal, perfuração intestinal, deficiências nutricionais, intoxicações e, consequentemente, problemas neurológicos. 

As causas e os fatores de risco

Embora não se conheçam as causas exatas da pica, identificaram-se alguns fatores de risco para o seu desenvolvimento, nomeadamente:

  • Episódios de stresse e ansiedade
  • Experiências traumáticas
  • Perturbações psiquiátricas subjacentes (perturbação do espectro autista, deficiência intelectual, perturbação obsessiva-compulsiva e esquizofrenia) e epilepsia
  • Este comportamento alimentar pode, também, ocorrer no contexto de uma gestação
  • A prevalência desta perturbação alimentar é desconhecida, visto que é uma prática raramente relatada em consultas, devido a relutância dos indivíduos em admitir a ingestão destas substâncias. 

Os tratamentos

Tendo em vista a sua possível origem multifatorial, esta perturbação pode requer tratamento psicológico, psiquiátrico e nutricional:

  • A intervenção psicológica com abordagem cognitivo-comportamental pretende a alteração do comportamento através de técnicas de exposição, autovigilância, prevenção de respostas, entre outras. 
  • A terapêutica farmacológica tem como objetivo a redução dos sintomas de ansiedade e das compulsões. O tratamento farmacológico para gestantes é seguro e possui baixo risco fetal — caso não se proceda ao tratamento, a ingestão contínua de substâncias não alimentares poderá afetar o feto, especialmente se envolver ingestão de substâncias tóxicas.
  • A intervenção nutricional visa a avaliação do estado nutricional, que é imprescindível para verificar a presença de perda de peso e/ou a existência de deficiências nutricionais. 

Caso se identifique com estes comportamentos ou conheça alguém que os pratique, converse com o seu médico. Não tenha vergonha do problema, nem medo do tratamento. O tratamento de pica é eficaz e é realizado por profissionais sensíveis ao problema.


 

Realizado por:
Laura Duarte, neuropsicóloga do Hospital Lusíadas Amadora

Beatriz Vieira, nutricionista do Hospital Lusíadas Amadora

 

Ler mais sobre

Distúrbios Alimentares

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Laura Nedel Duarte

Dra. Laura Nedel Duarte

Hospital Lusíadas Amadora

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT