2 min

5 Dicas para garantir um adequado consumo proteico numa dieta vegetariana

Colaboração
Quando existe exclusão total ou parcial de alimentos de origem animal, é importante adotar estratégias que garantam níveis proteicos adequados no dia a dia.

Estima-se que cerca de 5% da população europeia seja vegetariana, e, como nutricionistas do grupo Lusíadas, temos o importante papel de planear, em consulta, uma dieta adequada às necessidades de cada pessoa, com foco na prevenção de problemas inerentes à falta de determinados nutrientes. 
E é por isso mesmo que importa explicar como pode garantir um consumo de proteína adequado no dia-a-dia caso seja ou esteja a considerar tornar-se vegetariano(a).  


Em que consiste a dieta vegetariana?

 
A dieta vegetariana é caracterizada por um padrão alimentar que utiliza predominantemente os produtos de origem vegetal, excluindo sempre a carne e o peixe.

Esta dieta pode classificar-se como: ovolactovegetariana, se permitir o consumo de ovos e laticínicos; lactovegetariana, se incluir o consumo de laticínios; ovovegetariana, se existir o consumo de ovos; e em vegetariana estrita ou vegana, quando existe uma exclusão total de todos os alimentos de origem animal.

5 dicas para garantir níveis de proteína adequados na dieta vegetariana

 
Partindo do pressuposto que existe uma exclusão total de todos os alimentos de origem animal, existem várias estratégias para garantir um adequado consumo proteico.  

  1. Incluir cereais integrais e pseudocereais (como o trigo sarraceno, amaranto e quinoa). 
  2. Ingerir frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs, cajus…). 
  3. Privilegiar o consumo de leguminosas (grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, favas, tremoços, soja…). 
  4. Variar o consumo de fontes de proteína de origem vegetal para promover um contributo proteico mais completo. Dependendo dos alimentos de origem vegetal, os aminoácidos (constituintes das proteínas) podem encontrar-se em quantidades reduzidas. Por exemplo, no trigo, o conteúdo de lisina e treonina é reduzido e nas leguminosas, o teor em metionina e cisteína é limitado. 
  5. Utilizar estratégias para aumentar a digestibilidade proteica dos alimentos de origem vegetal. Habitualmente, a digestibilidade proteica dos alimentos de uma dieta vegetariana é menor. Por exemplo, demolhar, descascar e germinar as leguminosas aumenta a sua digestibilidade proteica.  

Com estas recomendações, consegue já ter uma ideia geral de como pode garantir um nível adequado de proteína na sua dieta vegetariana. No entanto, marcar uma consulta de Nutrição Clínica numa das Unidades Lusíadas é um passo fundamental para planear e definir objetivos mais adequados ao seu caso em particular.  

Ler mais sobre

Nutrição

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Beatriz Vieira

Dra. Beatriz Vieira

Hospital Lusíadas Amadora
PT