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Anona: conhece as vantagens nutricionais deste fruto?

Rica em água, é uma excelente fonte de fibra, vitaminas e minerais. Saiba tudo sobre este fruto tropical.

A anona é um fruto que apresenta uma casca verde e um interior constituído por polpa branca, cremosa e de sabor doce. No seu interior, encontram-se diversas sementes pretas não comestíveis. 

Qual a sua origem? 

Originária da região andina do Peru e Equador, a anona é um fruto cultivado em regiões tropicais e subtropicais de todo o globo. Em Portugal, a sua produção ocorre, maioritariamente, na região do arquipélago da Madeira.

Como conservar?

A anona deve ser conservada num local fresco e ao abrigo da luz solar. O seu tempo de conservação à temperatura ambiente é reduzido. Quando madura deve ser armazenada no frigorífico durante 2 dias e consumida antes do fim desse período.

Em que época do ano podemos consumi-la?

Atualmente, é possível encontrar a anona disponível no mercado durante todo o ano. No entanto, a época que decorre entre outubro e maio é a melhor para o seu consumo.

Composição nutricional

  • A sua polpa é constituída por cerca de 78% de água;
  • Possui um bom teor de fibra (2,4g/100g) com efeito benéfico na regulação do trânsito intestinal;
  • Fonte de vitaminas A, C, B1, B2, B3, B6 e folato;
  • Fonte de minerais, como potássio, magnésio, cálcio e fósforo;
  • Rica em antioxidantes.

 

Como consumi-la?

A anona deve ser consumida na sua forma natural, uma vez que esta é a melhor forma para se tirar partido de todos os benefícios que este fruto tem para oferecer. 

Para a consumir, pode cortá-la em duas metades e degustá-la com uma colher.

Além disso, este fruto pode ser encontrado em iogurtes, batidos, bolos, mousses, recheios de tortas, pudins, gelados e licores.

Composição Nutricional por 100g
Energia (Kcal): 82
Água (ml): 77,7
Proteínas (g): 1,7
Glícidos (g): 14,8
Lípidos (g): 0,4
Fibra (g): 2,6
Vitamina A (µg): 1
Vitamina C (mg): 17
Vitamina B1 (mg): 0,1
Vitamina B2 (mg): 0,11
Vitamina B3 (mg): 0,9
Vitamina B6 (mg): 0,2
Folato (µg): 5
Potássio (mg): 240
Magnésio (mg): 23
Cálcio (mg): 6
Fósforo (mg): 31

Fonte: Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

Realizado por:
- Beatriz Vieira, nutricionista do Hospital Lusíadas Amadora;
- Cristiana Brito, nutricionista do Hospital Lusíadas Amadora
 

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