2 min

Porque temos menos fome no verão?

Colaboração
No verão as temperaturas são mais elevadas e muitas pessoas sentem menos fome. É o seu caso? Perceba o que está na origem deste fenómeno.

No verão privilegiam-se refeições e alimentos mais leves e frescos como saladas, frutas, deixando-se de lado as refeições mais pesadas. E porque ocorre esta mudança nos hábitos alimentares nesta estação? A Dra. Ana Rita Lemos explica o que causa estas alterações, e o que pode fazer para manter uma alimentação saudável e equilibrada durante os meses mais quentes. 

Existem diferenças no nível de fome entre estações? O que causa estas alterações? 

Sim, é normal existirem diferenças no nível de fome e apetite, especialmente no verão. O aumento da temperatura ambiente pode, em algumas pessoas, desencadear uma diminuição do apetite e uma maior procura por refeições mais leves, frescas e de fácil digestão.  

No inverno, a exposição ao frio pode provocar o inverso, ou seja, uma maior sensação de fome e consequentemente, uma maior procura por comida de conforto.  

“No entanto, é importante destacar que nem todas as pessoas sentem estas mudanças no nível de fome e apetite. As pessoas têm diferentes mecanismos de adaptação às temperaturas, tanto ao calor como ao frio”, nota a Dra. Ana Lemos.   

Que tipo de alimentos devemos incluir na alimentação durante o verão?  

Devemos incluir alimentos ricos em água como frutas e legumes, tanto cozinhados como crus. A sopa é também uma excelente opção, pois é uma ótima forma de hidratação. Pode optar pelas sopas frias, como, por exemplo o gaspacho. 

Quais são as melhores refeições para o verão? 

Refeições completas, variadas e nutricionalmente equilibradas. Nos dias de praia, pode optar, por exemplo, pelas saladas frias ou pelas sandes. A especialista recomenda que inclua sempre:

  • Fonte proteica: frango/peru desfiado, ovo cozido, leguminosas; 
  • Fonte de hidratos de carbono (pode optar pelas versões integrais): quinoa, massa, arroz, cuscuz, batata-doce, entre outras;  
  • Fonte de gordura saudável: por exemplo azeite ou abacate fatiado;  
  • Hortícolas: rúcula, alface, tomate cherry, pepino, agrião, espinafre, etc.; 
  • Temperos: ervas aromáticas (que permite reduzir o consumo de sal), limão, vinagre tradicional ou vinagre balsâmico. 

Como evitar a desidratação?

No verão, com o aumento da temperatura ambiente, aumenta também a perda de água através da transpiração, pelo que é fundamental garantir uma adequada hidratação. 

O tipo de alimentos que escolhemos pode ajudar a alcançar esse objetivo, apesar de se dar sempre prioridade à ingestão de líquidos, principalmente de água, para prevenir a desidratação.

Em alternativa, pode também optar por águas aromatizadas sem adição de açúcar. Ervas aromáticas, raspas de limão, laranja ou canela, entre outras, são sempre uma boa opção.  

A fruta e os legumes são igualmente uma excelente forma de hidratação, pois apresentam um elevado teor de água. Além disso, fornecem fibra alimentar, vitaminas e minerais – tudo componentes essenciais para a manutenção de uma alimentação equilibrada e saudável.  

Ler mais sobre

Nutrição

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Ana Rita Lemos

Dra. Ana Rita Lemos

Hospital Lusíadas Lisboa
Clínica Lusíadas Almada
PT