Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Nutrição e Dieta | Alimentação na diabetes gestacional
4 min

Alimentação na diabetes gestacional

Que alimentos se devem preferir e quais se devem evitar em caso de diabetes gestacional? E quais os cuidados a ter? Conheça as recomendações de Luísa Raimundo, coordenadora da Unidade de Endocrinologia do Hospital Lusíadas Lisboa, e de Joana Bernardo, nutricionista do Hospital Lusíadas Lisboa, da Clínica Lusíadas Almada e da Clínica Lusíadas Parque das Nações.

Qual o papel da alimentação no controlo da diabetes gestacional?

A diabetes gestacional define-se como um subtipo de intolerância aos hidratos de carbono diagnosticada ou detetada pela primeira vez no decorrer da gravidez. A diabetes gestacional ocorre em cerca de uma em cada 20 grávidas.

Resumidamente, o diagnóstico de diabetes gestacional poderá ser efetuado através de um valor de glicemia plasmática em jejum (de 8 a 12 horas) superior ou igual a 92mg/dL ou através da Prova de Tolerância à Glicose Oral (PTGO) realizada entre as 24 e 28 semanas de gestação, com qualquer valor de glicemia acima do valor de referência.

Após o diagnóstico de diabetes gestacional, os objetivos de glicemia capilar são:

  • Jejum/pré-prandial: Glicemia ≤ 95mg/dL;
  • 1h após o início das refeições: Glicemia ≤ 140mg/dL.

Alimentação na diabetes gestacional: o papel do nutricionista

A educação alimentar deverá ser sempre a primeira linha de intervenção na diabetes gestacional, em qualquer período da gravidez. Segundo o Consenso “Diabetes Gestacional”: Atualização 2017, apenas se recorre à terapêutica farmacológica (insulina ou outra) quando os objetivos de glicemia não são atingidos após a instituição das medidas não farmacológicas – terapêutica nutricional e atividade física.

Após o diagnóstico de diabetes gestacional, a grávida deverá ser avaliada em consulta de nutrição com o objetivo de definir um plano alimentar personalizado, de acordo com:

  •  Índice de Massa Corporal preconceção (Peso antes da gravidez / Altura2);
  • Ganho ponderal durante a gravidez;
  • Estado nutricional;
  • Antecedentes clínicos;
  • Hábitos alimentares e culturais.

O plano alimentar deverá ser adequado às necessidades energéticas da grávida, que variam consoante o trimestre de gravidez, sendo que no primeiro trimestre as necessidades energéticas mantêm-se as mesmas da mulher não grávida.

Os hidratos de carbono são os nutrientes que influenciam diretamente o valor da glicemia e deverão ser adequadamente calculados e distribuídos ao longo do dia em cerca de 6/7 refeições diárias: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, um a dois lanches, jantar e ceia.

A ceia é habitualmente uma das refeições omitidas pelas grávidas com diabetes gestacional, contudo deverá ser sempre realizada de modo a evitar jejuns noturnos superiores a 8 horas e a evitar a hiperglicemia em jejum e cetose matinal.

Alimentação na diabetes gestacional: recomendações

Seguem-se, de forma resumida, algumas recomendações gerais para quem tem diabetes gestacional:

  • Registar a glicemia

Avaliar e registar a glicemia de acordo com as indicações do obstetra/endocrinologista;

  • Seguir o plano nutricional indicado

Cumprir o plano nutricional personalizado fornecido pelo seu nutricionista;

  • Fazer intervalos regulares entre as refeições

Realizar um adequado fracionamento alimentar com refeições com intervalos regulares de aproximadamente 2h30 a 3h e um jejum noturno máximo de 8 horas;

  • Distribuir os hidratos de carbono entre as várias refeições

Realizar uma distribuição adequada de hidratos de carbono ao longo das refeições;

  • Ingerir legumes diariamente para melhorar o controlo da glicemia

Incluir diariamente sopa de legumes às refeições principais e introduzir legumes no prato, uma vez que a fibra destes alimentos ajuda no controlo de glicemia;

  • Preferir laticínios sem açúcares adicionados

Optar por laticínios sem açúcares adicionados (exemplo: iogurtes naturais ou magros), apenas com os açúcares naturalmente presentes (a lactose);

  • Preferir pão de mistura ou integral

Evite os cereais refinados. Prefira pão de mistura ou integral por ser mais rico em fibra do que o pão branco;

  • Evitar o consumo de produtos açucarados e com adição de açúcar

Evitar a adição de açúcar aos alimentos;

  • Variar a fruta que consome

Alternar o consumo de frutos tendo em atenção as equivalências de hidratos de carbono. Isto é, deve substituir os frutos mas mantendo a quantidade de hidratos de carbono ingerida no total. Por exemplo: 1 maçã = 1 pera = ½ Banana = 8-10 Uvas = 2 Tangerinas = 2 Kiwis pequenos, etc.

  • Evitar os sumos, mesmo os naturais

Evitar a ingestão de sumos, mesmo que sejam naturais, uma vez que um sumo terá sempre mais do que uma porção de fruta;

  • Controlar o peso todas as semanas

Controlar semanalmente o peso para que o aumento seja o recomendado: 

Consenso "Diabetes Gestacional": Atualização 2017 

A atividade física deve ser incentivada, devendo – sempre que autorizado pelo obstetra – caminhar pelo menos 30 minutos por dia, se possível após a refeição.

Por que deve controlar a diabetes gestacional

Caso não exista um acompanhamento médico e nutricional eficaz para o controlo da glicemia durante a gravidez, poderá ter como consequência algumas complicações graves para a mãe e para o bebé.

As complicações mais comuns são bebés com um peso superior a 4 kg à nascença e a necessidade de cesariana ou, ainda, a possibilidade de ocorrência de abortos espontâneos. A diabetes gestacional habitualmente “desaparece” após o parto, sendo sempre necessária uma consulta de endocrinologia para reavaliação após o parto.

Autoria:
Tânia Furtado, nutricionista do Hospital Lusíadas Lisboa, Clínica Lusíadas Parque das Nações e Clínica Lusíadas Almada

Luísa Raimundo, coordenadora da Unidade de Endocrinologia do Hospital Lusíadas Lisboa

Ler mais sobre

Maternidade

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

PT