2 min

Os outros rostos do cuidado: o auxiliar de ação médica

Colaborando com médicos e enfermeiros, o auxiliar de ação médica contribui para uma melhor prestação de cuidados de saúde.

O auxiliar de ação médica é um rosto menos visível na prestação de cuidados de saúde, mas igualmente indispensável. Entre as suas principais responsabilidades incluem-se a prestação de cuidados aos clientes, a manutenção das condições de higiene e limpeza dos equipamentos e das unidades, assim como a prestação de apoio logístico.
Hélder Correia, responsável pela coordenação dos auxiliares de ação médica do bloco operatório do Hospital Lusíadas Lisboa, revela o que fazem estes profissionais nesta área específica e qual a sua importância.

A importância do auxiliar de ação médica

Os auxiliares de ação médica são elementos fundamentais nas equipas de saúde, trabalhando com os demais profissionais, garantindo qualidade nos cuidados e respeito pelos valores da organização. 
No bloco operatório, é responsabilidade do auxiliar de ação médica, sob supervisão da equipa de enfermagem, entre outras, assegurar a higiene e limpeza das salas operatórias, antes e depois de cada cirurgia, bem como o acompanhamento dos clientes desde a receção até à sala do bloco operatório.
São também os auxiliares que, através de briefing pré-operatório diário com a equipa de enfermagem, confirmam e garantem a existência do equipamento necessário para os procedimentos cirúrgicos agendados nas salas onde estão alocados. Sem a sua existência, o funcionamento que sustenta a atividade cirúrgica não funcionaria, explica Hélder Correia, acrescentando também “que asseguram a existência do material necessário para aquela cirurgia.”
Na sala, cabe ao auxiliar de ação médica “falar com a equipa de enfermagem para saber qual o procedimento e qual o tipo de anestesia, para que tenham tudo o que é necessário”, destaca. 
Durante a cirurgia, o auxiliar de ação médica colabora com toda a equipa médica e de enfermagem, garantindo que nada falte. “Se for necessário algum soro ou se houver alguma gasimetria, algum pedido de sangue”, diz, dando exemplos.
Numa organização com selo de sustentabilidade, é também fundamental o contributo destes colaboradores na triagem dos resíduos produzidos durante a atividade, garantindo que os mesmos têm o destino adequado.
Mas o auxiliar de ação médica não está apenas no bloco operatório, está em toda a fase da prestação de cuidados de saúde. “Nas enfermarias é também uma peça fundamental, porque tem de acompanhar todo o processo do cliente, desde o check-in até ao check-out”, diz Hélder Correia.

A importância desta função

Apesar de ser um rosto habitualmente menos visível na prestação de cuidados, sem o auxiliar de ação médica não poderá haver uma prestação de cuidados de qualidade e de excelência. “Desempenhamos um conjunto de tarefas, que é preciso executar todos os dias neste hospital, para que estejamos à altura das expectativas dos nossos clientes, e em sintonia com as normas em vigor”, conclui.
 

Este artigo foi útil?

PT