2 min

Quer prevenir alergias? Consulte o boletim

Pode consultar o boletim polínico que alerta para a concentração dos pólenes em todo o país e que ajuda a prevenir os sintomas nos doentes com alergias.

A Rede Portuguesa de Aerobiologia tem um boletim polínico que alerta para a concentração dos pólenes no ambiente em todo o país. Também construiu uma série de recomendações ao doente alérgico, que apresentamos aqui. Ao longo de todo o ano, a Sociedade Portuguesa de Aerobiologia tem disponível no seu site (www.spaic.pt) um boletim polínico, onde é possível saber os valores de concentração de pólenes no ambiente. Há também uma série de recomendações para quem sofre com algum tipo de alergia.

 

1. Programe as suas férias sem alergias

Consulte o boletim polínico e escolha locais de baixas contagens polínicas como destino de férias. Zonas com neve ou praia são os mais indicados.

2. Evite atividades ao ar livre

Passear no jardim, cortar a relva, fazer campismo ou desporto ao ar livre não são aconselháveis para pessoas com alergias quando as concentrações polínicas forem elevadas.

3. Feche as janelas

Em casa ou ao viajar de carro mantenha as janelas fechadas e, se andar de mota (ou bicicleta) deverá usar um capacete integral.

4. Use óculos escuros

O uso frequente de óculos escuros na rua previne sintomas alérgicos nos olhos (comichão ou lacrimejar).

5. Tome os medicamentos indicados

Os especialistas irão prescrever os medicamentos mais adequados para combater os sintomas de alergia, pelo que deve tomá-los tal como indicado. As alergias mal diagnosticadas ou não tratadas podem diminuir a qualidade de vida. Procure o diagnóstico e obedeça ao tratamento recomendado. Graças ao desenvolvimento da ciência neste campo, as probabilidades de fazer regredir, diminuir a intensidade ou até tratar a sua alergia são, hoje, cada vez maiores.

Ler mais sobre

Alergias

Este artigo foi útil?

PT