Equipas de excelência e a tecnologia mais recente para o
tratamento cirúrgico abdominal, videolaparoscópico e de trauma.

A Cirurgia Geral é a especialidade médica vocacionada para o tratamento cirúrgico abdominal, videolaparoscópico e de trauma.

Enquanto especialidade estruturante, dispõe de equipas de cirurgiões com grande experiência e relevo nacional em várias áreas de atividade da especialidade, como a Cirurgia Digestiva, a Cirurgia Oncológica ou a Cirurgia de Obesidade.

Nas Unidades de Cirurgia Geral da Lusíadas Saúde pratica-se uma medicina de precisão, adaptando o procedimento mais eficaz à pessoa e patologia em particular. É uma Cirurgia Geral que assegura práticas inovadoras e humanizadas que seguem elevados padrões de qualidade compatíveis com as expectativas e exigências dos clientes.

Consultas e Exames

  • Consultas

  • Consulta de Cirurgia Geral
  • Consulta de Cirurgia Geral - Obesidade e Doença Metabólica
  • Consulta de Cirurgia Geral - Mama
  • Consulta de Proctologia
  • Consulta de Cirurgia Geral - Esófago e Estômago
  • Consulta de Cirurgia Geral - Tiróide e Endócrina
  • Consulta de Cirurgia Geral - Cólon e Reto
  • Consulta de Cirurgia Geral - Hérnia Complexa e Parede Abdominal

Corpo clínico

Dr. José Manuel dos Santos

Dr. José Manuel dos Santos

Coordenador de Cirurgia Geral: Clínica Lusíadas Oriente

Coordenador de Cirurgia Geral: Clínica Lusíadas Oriente

Unidades

Hospital Lusíadas Lisboa
Hospital Lusíadas Amadora
Clínica Lusíadas Oriente

Áreas de Interesse

Cirurgia da Mama; Cirurgia Geral; Proctologia

Dr. Carlos Damas

Dr. Carlos Damas

Unidades

Clínica Lusíadas Oriente

Áreas de Interesse

Cirurgia do Cancro da Pele, Cirurgia Geral

Dra. Carmen Maillo

Dra. Carmen Maillo

Unidades

Hospital Lusíadas Lisboa
Clínica Lusíadas Almada
Hospital Lusíadas Amadora
Clínica Lusíadas Oriente

Áreas de Interesse

Cirurgia da Obesidade e Doença Metabólica; Cirurgia do Esófago e Estômago; Cirurgia Geral; Hérnia Complexa e Parede Abdominal

Ver todos

Consulta Cirurgia Geral – Mama

O cancro da mama é um problema de Saúde Pública.

Em 2018, foram diagnosticados, a nível mundial, cerca de 2,1 milhões de novos casos. Em Portugal, em 2020, foram diagnosticados cerca de 7000 novos casos. 
Constata-se anualmente um ligeiro acréscimo de novos diagnósticos, cada vez em idades mais precoces. Uma em cada oito mulheres irá desenvolver cancro da mama e um em cada cem cancros da mama ocorrem no homem.

Na Clínica Lusíadas Oriente contamos com uma equipa multidisciplinar, constituída por especialistas em diferentes áreas médico-cirúrgicas (Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica,  Imagiologia e Oncologia) para o diagnóstico, tratamento e seguimento do cancro da mama. Na área da Oncologia e Radioterapia trabalhamos em articulação com o Hospital Lusíadas Amadora. Para além do tratamento de situações benignas e malignas, realizamos cirurgia diferenciada na área da cirurgia oncoplástica e cirurgia reconstrutiva.
 

Quais são os fatores de risco para o cancro da mama?

Existem alguns fatores de risco conhecidos, como por exemplo: idade, com maior risco acima dos 55 anos;  excesso de peso e obesidade; consumo de bebidas alcoólicas; fumar tabaco; não praticar exercício físico; menarca precoce(<12anos) ou menopausa tardia(>55anos); ausência de gravidezes ou a primeira gravidez após os 30 anos; não ter amamentado; exposição a estrogénios (terapêutica hormonal de substituição); história pessoal ou familiar ou de cancro da mama, sendo que são conhecidos fatores hereditários em 5 a 10% dos casos.

Quais são os sinais de alarme para o cancro da mama?

O ideal é não deixar evoluir a situação e recorrer ao médico assim que detetar uma alteração na sua mama. Os sinais mais frequentes que fazem suspeitar de um cancro de mama são: deteção de um nódulo ou área endurecida, irregular e com crescimento; alteração da coloração da pele da mama, pele em casca de laranja ou retração da pele da mama; inversão do mamilo ou corrimento mamilar (aquoso ou sanguinolento); nódulos na axila.

Como posso prevenir e detetar precocemente o cancro da mama?

Não existem formas seguras de prevenir o cancro da mama, mas existem formas de reduzir alguns fatores de risco nomeadamente: praticar exercício físico, manter o peso ideal, limitar ou evitar o consumo de álcool e tabaco.

Quanto mais precoce for o diagnóstico de cancro da mama maiores são as probabilidades de cura ou remissão. Na ausência de sintomas o diagnóstico precoce passa por um rastreio clínico e imagiológico periódico adaptado à situação clínica da pessoa, nomeadamente com observação médica e mamografia. Em situações de risco elevado podem ser necessários outros exames como por exemplo ressonância magnética mamária. A idade recomendada para o rastreio na população em geral é a partir dos 45 anos e na população de alto risco ou com alterações genéticas, a partir dos 30 anos.
 

Quando deve dirigir-se a uma consulta de cirurgia geral – mama?

  • Se apresentar uma alteração a nível da mama independentemente da idade: nódulo, dor, desconforto, alteração da pele da mama ou do mamilo, corrimento mamário ou nódulo axilar. 

  • Se fez um exame mamário que apresenta alterações (BI-RADS 3 ou superior).

  • Se tiver história familiar de cancro da mama ou outros fatores de risco.

  • Para uma consulta de vigilância, tanto em doentes de alto risco para cancro da mama, como em doentes que já tiveram cancro da mama e foram tratados e desejam fazer o seguimento.

Deve levar uma mamografia à Consulta de Cirurgia Geral – Mama?

Se já tiver realizado um exame mamário deve trazê-lo para a consulta. Caso não tenha realizado deve aguardar pela avaliação nesta consulta, uma vez que a necessidade de um exame de imagem vai depender de vários fatores. Consoante a situação, será indicado o melhor exame para a sua situação clínica, que pode variar desde ecografia, mamografia, tomossíntese a ressonância magnética. A nossa equipa tem Imagiologistas experientes e dedicados à área da mama, o que resulta para si num diagnóstico mais personalizado, mais qualificado e rápido. Nas nossas unidades realizam-se diferentes exames imagiológicos, para garantir o estudo da situação clínica, assim como intervenções como biópsias, colocação de arpões, clips, entre outros.

Com que seguros trabalhamos?

A Clínica Lusíadas Oriente tem acordos com as principais seguradoras e subsistemas de saúde.

Contactos

Fale connosco

21 499 93 80

8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301

Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Rua Álvaro Pedro Gomes, nº 13

2685-138

Sacavém