Equipas de referência dedicadas ao
tratamento e prevenção das doenças do aparelho respiratório.

A Pneumologia é a especialidade médica vocacionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho respiratório (vias aéreas, pulmões e pleura).

As Unidades de Pneumologia da Lusíadas Saúde possuem equipas experientes e altamente qualificadas prontas para prestar cuidados de saúde de elevado rigor e qualidade, respondendo de forma integrada às mais variadas doenças do aparelho respiratório.

A Pneumologia na Lusíadas Saúde tem uma importante componente na área da promoção da saúde: os profissionais primam pela preocupação em ensinar a prevenir a doença, de a diagnosticar precocemente e de propor tratamentos capazes de restituir o bem-estar de quem os procura.

Consultas e Exames

  • Consultas

  • Exames

  • Consulta de Pneumologia
  • Consulta de Cessação Tabágica
  • Consulta de Pneumologia - Apneia do Sono
  • Consulta de Pneumologia - Sono
  • Consulta de Pneumologia Pediátrica
  • Consulta de Pneumologia - Pós-Covid
  • Pletismografia Corporal Simples
  • Espirometria com Prova de Broncodilatação
  • Pletismografia Corporal com Prova de Broncodilatação
  • Espirometria Simples com Prova de Provocação Inalatória Inespecífica (Metacolina)
  • Prova de Difusão
  • Espirometria Simples (Estudo dos Volumes e Débitos)
  • Prova da Marcha
  • Estudo do Sono - Nível 3 - Cardio-respiratório
  • Estudo do Sono - Nível 4 - Oximetria Noturna
  • Estudo do Sono - Nível 2 - Polissonografia em Ambulatório

Corpo clínico

Dr. Manuel Fernandes

Dr. Manuel Fernandes

Coordenador de Pneumologia: Clínica Lusíadas Almada

Coordenador de Pneumologia: Clínica Lusíadas Almada

Coordenador de Pneumologia: Hospital Lusíadas Amadora

Coordenador de Pneumologia: Hospital Lusíadas Amadora

Coordenador de Pneumologia: Clínica Lusíadas Oriente

Coordenador de Pneumologia: Clínica Lusíadas Oriente

Unidades

Clínica Lusíadas Almada
Hospital Lusíadas Amadora
Clínica Lusíadas Oriente
Hospital Lusíadas Campera
Clínica Lusíadas Entrecampos

Áreas de Interesse

Diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias; Asma; Doença pulmonar obstrutiva crónica; Apneia do sono; Infecção respiratória

Dra. Mónica Pereira

Dra. Mónica Pereira

Unidades

Hospital Lusíadas Amadora
Clínica Lusíadas Oriente

Áreas de Interesse

Patologia do sono; Apneia do Sono; Diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias, DPOC, asma, infeção respiratória

Dra. Eva Brysch

Dra. Eva Brysch

Unidades

Clínica Lusíadas Oriente

Áreas de Interesse

Patologia do Sono (apneia do sono, roncopatia, insónia, doenças do movimento, parassónias); Doenças pulmonares obstrutivas (asma e DPOC); Doenças infecciosas (gripe, COVID, pneumonias); Bronquiectasias; Sequelas de tuberculose; Tabagismo

Ver todos
O Laboratório de Função Respiratória da Clínica Lusíadas Oriente encontra-se apetrechado de recursos técnicos, bem como de profissionais diferenciados na área respiratória
para a realização de uma vasta gama de exames com indicação nos vários grupos etários, incluindo as provas funcionais respiratórias.

As doenças respiratórias são geralmente crónicas, e em termos de frequência ocupam o 3º lugar na tabela das doenças não transmissíveis, podendo atingir crianças ou adultos. São exemplos a asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica, frequentemente decorrente do tabagismo, as sequelas pulmonares (bronquiectasias), as fibroses pulmonares e as doenças da parede torácica.

As Provas Funcionais Respiratórias (PFR) são exames não invasivos que refletem as propriedades fisiológicas dos pulmões (como os fluxos aéreos, os volumes pulmonares e a transferência gasosa). Desde longa, se usam as provas funcionais respiratórias para auxiliar no diagnóstico, na monitorização da progressão e da resposta ao tratamento das doenças respiratórias.

O Laboratório de Função Respiratória da Clínica Lusíadas Oriente encontra-se apetrechado de recursos técnicos, bem como de profissionais diferenciados na área respiratória, para a realização de uma vasta gama de exames com indicação nos vários grupos etários, incluindo as provas funcionais respiratórias.

Assim, em concreto, tem disponível a realização de espirometria, pletismografia corporal total, difusão alvéolo-capilar, provas de broncomotricidade, determinação das pressões musculares, prova de marcha, gasometria arterial e estudos do sono (de nível II e III).

A Espirometria é um exame não invasivo realizado através de um aparelho (pneumotacógrafo), que mediante a realização de manobras expiratórias forçadas avalia os débitos e volumes pulmonares mobilizáveis, cuja determinação é fundamental na avaliação do calibre brônquico.

A Pletismografia Corporal ou Mecânica Ventilatória é um exame não invasivo que permite avaliar volumes e capacidades pulmonares, isto é o ar mobilizável e não mobilizável a nível dos pulmões, bem como as resistências das vias aéreas e a força dos músculos envolvidos na respiração. Permite uma avaliação e informação mais detalhada da função respiratória comparativamente à Espirometria.

Para determinação desses parâmetros o exame é realizado dentro de uma cabine de vidro (pletismógrafo) com porta fechada, onde o paciente realiza várias manobras respiratórias de esforço variável, através de um bocal e com uma mola/pinça suave no nariz, seguindo as instruções do técnico. Após compreensão das manobras e com boa colaboração o exame torna-se simples e rápido.

Após o exame basal, por Espirometria ou por Pletismografia, pode ser realizada avaliação adicional com determinação da broncomotricidade brônquica, seja mediante a administração de broncodilatador, ou seja, após a inalação de um broncoconstritor.

A função dos alvéolos, locais onde ocorrem as trocas gasosas, pode estar comprometida em diversas circunstâncias, como as doenças pulmonares parenquimatosas, sendo nestes casos importante determinar a superfície alveolar disponível para as trocas gasosas. A difusão alvéolo-capilar é um exame que permite avaliar a função dos alvéolos, mediante a determinação da difusão dos gases através da membrana alvéolo-capilar, sendo um parâmetro importante no diagnóstico, evolução e resposta ao tratamento destas doenças.

Nos casos de suspeita de hiper-reactividade brônquica, por exemplo asma, pode ser pedida a Prova de Provocação Inalatória Inespecífica. Nesta prova pretende-se estudar a reação das vias aéreas à inalação de um fármaco broncoconstritor, por exemplo metacolina, dado em concentrações progressivas e com avaliação simultânea de débitos-volumes respiratórios.

A determinação das Pressões Musculares é igualmente um método não invasivo que permite avaliar a força dos músculos inspiratórios e expiratórios, através de manobras inspiratórias e expiratórias máximas, fornecendo informação importante em certas doenças, como no caso das doenças neuromusculares, pulmonares e cardiacas, e ainda na reabiltação cardiorrespiratória.

A Gasometria Arterial é um exame invasivo realizado através da punção de uma artéria, normalmente a artéria radial, para colheita de sangue arterial com o objetivo de avaliar a adequação da função respiratória pela determinação da oxigenação, ventilação e equilíbrio ácido-base. Este exame pode ser solicitado na avaliação da gravidade de doenças respiratórias ou outras e para determinar a necessidade de oxigenoterapia e/ou monitorizar o suporte ventilatório.

A Prova de Marcha de 6 minutos (PM6M) é um exame simples e não invasivo e que permite avaliar a gravidade de certas doenças através da determinação do prognostico e da resposta ao tratamento. Consiste na determinação da tolerância ao esforço, marcha rápida durante 6 minutos, num percurso previamente definido. Dessa avaliação fazem parte medição da pressão arterial, da frequência cardíaca, da saturação periférica de oxigénio, a classificação da dispneia e da fadiga, e ainda a gasimetria arterial. No final é feito um relatório com referência à distância percorrida e a evolução destes parâmetros durante a prova. A prova pode ser realizada sem oxigénio, para determinar a necessidade deste, ou em alternativa com aporte suplementar de oxigénio, para aferir o débito adequado a usar no esforço.

Antes da realização de qualquer exame, o Laboratório de Função Respiratória fornecerá um guia com as instruções e cuidados prévios necessários.

Contactos

Fale connosco

21 499 93 80

8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301

Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Rua Álvaro Pedro Gomes, nº 13

2685-138

Sacavém