Equipas de excelência e a tecnologia mais recente para o
tratamento cirúrgico abdominal, videolaparoscópico e de trauma.

A Cirurgia Geral é a especialidade médica vocacionada para o tratamento cirúrgico abdominal, videolaparoscópico e de trauma.

Enquanto especialidade estruturante, dispõe de equipas de cirurgiões com grande experiência e relevo nacional em várias áreas de atividade da especialidade, como a Cirurgia Digestiva, a Cirurgia Oncológica ou a Cirurgia de Obesidade.

Nas Unidades de Cirurgia Geral da Lusíadas Saúde pratica-se uma medicina de precisão, adaptando o procedimento mais eficaz à pessoa e patologia em particular. É uma Cirurgia Geral que assegura práticas inovadoras e humanizadas que seguem elevados padrões de qualidade compatíveis com as expectativas e exigências dos clientes.

Consultas e Exames

  • Consultas

  • Consulta de Cirurgia Geral

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Cirurgia Geral - Obesidade e Doença Metabólica

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Cirurgia Geral - Mama

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

Corpo clínico

Dr. João Maia Teixeira

Dr. João Maia Teixeira

Coordenador de Cirurgia Geral: Hospital Lusíadas Albufeira

Coordenador de Cirurgia Geral: Hospital Lusíadas Albufeira

Coordenador de Cirurgia Geral: Clínica Lusíadas Faro

Coordenador de Cirurgia Geral: Clínica Lusíadas Faro

Coordenador de Cirurgia Geral: Hospital Lusíadas Vilamoura

Coordenador de Cirurgia Geral: Hospital Lusíadas Vilamoura

Unidades

Hospital Lusíadas Albufeira
Clínica Lusíadas Faro
Hospital Lusíadas Vilamoura

Áreas de Interesse

Cirurgia do Refluxo Gastroesofágico. Cirurgia da Hernia de Hiato. Cirurgia de Obesidade e Metabólica. Cirurgia do Estômago. Cirurgia Colorectal. Cirurgia Minimamente Invasiva (Laparoscopia).

videoconsulta

Teleconsulta

Dra. Mercedes Sanchez Sanchez

Dra. Mercedes Sanchez Sanchez

Unidades

Hospital Lusíadas Albufeira
Clínica Lusíadas Faro

Áreas de Interesse

Cirurgia Geral; Cirurgia Minimamente Invasiva (Laparoscópica); Cirurgia da parede abdominal e hérnias complexas; Cirurgia da Obesidade e Doença Metabólica; Cirurgia Gástrica da Hernia de Hiato e do Refluxo Gastroesofágico

videoconsulta

Teleconsulta

Dr. Miguel F. Cunha

Dr. Miguel F. Cunha

Unidades

Hospital Lusíadas Albufeira
Clínica Lusíadas Faro
Hospital Lusíadas Vilamoura

Áreas de Interesse

Cirurgia Geral; Cirurgia Minimamente Invasiva (Laparoscopia); Cirurgia Colorrectal; Cirurgia peri-anal; Investigação Clinica em Cirurgia;

videoconsulta

Teleconsulta

Ver todos

Consulta de Cirurgia Geral - Obesidade e Doença Metabólica

O que é a Obesidade?
 

A Obesidade é uma doença e como tal necessita de acompanhamento e tratamento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o excesso de peso e Obesidade são definidos como uma acumulação anormal ou excessiva de gordura sendo estes um risco para a saúde.
Um índice de massa corporal (IMC) superior a 25 é considerado excesso de peso e superior a 30 é considerado Obesidade.
Nos últimos 40 anos a incidência de excesso de peso e Obesidade aumentou 400% nas crianças e adolescentes entre os 5 e os 19 anos.
 
 
Em que consiste a consulta?

 
Existem vários tratamentos para a Obesidade. Mudanças a nível nutricional e de estilo de vida são essenciais em todo o processo. Existem tratamentos farmacológicos, endoscópicos e Cirúrgicos.
Na Consulta de Cirurgia Geral de Obesidade e Doença Metabólica, o doente é avaliado para determinar se cumpre critérios para a cirurgia, integrando desde o primeiro momento um grupo multidisciplinar para o tratamento da Obesidade.
 
 
A quem se destina?
 
A indicação para Cirurgia de Obesidade é determinada pelo índice de massa corporal (IMC) e as doenças associadas à Obesidade.
O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m), de acordo com a seguinte fórmula: IMC = peso / (altura x altura).
Neste momento tem indicação para Cirurgia de Obesidade quem se enquadre nos seguintes critérios:

  • IMC igual ou superior a 35 Kg/m2;

  • IMC igual ou superior a 30 Kg/m2 com outras doenças associadas (Diabetes, Hipertensão, Apneia do sono, Dislipidemia, doenças osteoarticulares, entre outras);

  • Idade entre os 18 e os 65 anos.

Apesar desta consulta se destinar principalmente a pessoas que cumpram os critérios anteriormente descritos, se não for o seu caso poderá ser avaliado e ponderadas soluções não cirúrgicas para a sua situação.

Quais as áreas médicas envolvidas?

Para o sucesso do tratamento da Obesidade este deve ser multidisciplinar, pelo que existem várias especialidades envolvidas.

Title
Nutrição
Summary

A mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida, é essencial para um bom resultado a longo prazo. É realizada uma avaliação personalizada e seguimento pré e pós operatório

Title
Medicina Interna e Endocrinologia
Summary

É realizada uma avaliação global do doente, com o objetivo de determinar se existem doenças associadas à Obesidade e excluir uma causa endócrina da mesma.

Title
Psicologia
Summary

Esta consulta tem como objetivo avaliar o doente para determinar os fatores psicológicos e sociais na origem do Obesidade. Estes devem ser trabalhados com o intuito de provocar mudança, com um seguimento contínuo ao longo de todo o processo. Só assim será possível atingir o objetivo, uma perda de peso duradoura com alterações, não só de estilo de vida e nutricionais, mas também psicológicas.

Title
Gastrenterologia
Summary

Avalia todos os doentes com indicação para Cirurgia e em casos selecionados realiza alguns procedimentos endoscópicos.

Title
Cirurgia Geral
Summary

Na consulta de Cirurgia – Obesidade e Doença Metabólica é colocada a indicação cirúrgica e selecionada a técnica ideal para cada doente através de vários fatores.

Que tipo de acompanhamento  pode esperar?
 
Todos os doentes são avaliados no início do processo pelas especialidades anteriormente descritas, que compõem esta equipa multidisciplinar.
Cada situação é um caso individual e o número de consultas pode variar entre doentes, dependendo de inúmeros fatores envolvidos na Obesidade e a sua origem.
O acompanhamento mais frequente no pré e pós-operatório será da Nutrição, Psicologia e Cirurgia Geral com um seguimento em consulta até 3 anos após a Cirurgia.
 
 
De que forma somos diferenciadores?
 
Na Consulta de Cirurgia – Obesidade no Hospital Lusíadas Albufeira e na Clínica Lusíadas Faro, o acompanhamento constante do doente, é a nossa prioridade.
O doente tem de ser corretamente avaliado e avançar para cirurgia apenas quando este estiver preparado a nível nutricional e psicológico. Só assim conseguiremos o resultado que todos idealizamos – uma perda de peso e melhoria do estado de saúde significativos e para toda a vida.

Quais as técnicas cirúrgicas para o tratamento da Obesidade?
 
Não existe uma única Cirurgia ideal para todas as pessoas. Na consulta, cada caso será avaliado individualmente para selecionar a técnica ideal.
As várias técnicas permitem uma importante redução do peso assim como resolução ou melhoria das doenças associadas à Obesidade.
As cirurgias de Obesidade são realizadas por via Laparoscópica permitindo um pós-operatório pouco doloroso e uma rápida recuperação.

Gastrectomia Vertical (Sleeve Gástrico)

A Gastrectomia Vertical é a técnica cirúrgica mais realizada a nível mundial no tratamento cirúrgico da Obesidade.
Nesta técnica é seccionado o estômago verticalmente calibrado numa sonda de uma medida específica. Essa parte do estômago é removida.
O doente diminui a capacidade de ingestão dos alimentos devido à diminuta dimensão do estômago, assim como diminui o apetite devido à redução da hormona do apetite (Grelina) que era anteriormente produzida na parte do estômago que foi removida.

Bypass Gástrico em Y de Roux

O Bypass Gástrico é a Cirurgia de Obesidade com mais experiência e número de estudos a nível mundial que comprovam a sua eficácia.
Nesta técnica é seccionado o estômago e transformado num novo reservatório de pequenas dimensões. É realizada uma junção entre este reservatório gástrico e uma ansa de intestino delgado e outra junção entre duas ansas de intestino delgado.
Permite diminuir a capacidade de ingestão dos alimentos devido à dimensão do estômago, diminui o apetite devido à redução da hormona do apetite (Grelina) e devido à menor absorção dos alimentos.

Contactos

Fale connosco

28 989 20 40

8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301

Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Largo da Correeira - Montechoro

​8200 - 11​2

Albufeira​​