Inovação tecnológica e diferenciação técnica centrada no doente, no
tratamento das patologias torácicas.

A Cirurgia Torácica é a especialidade centrada no diagnóstico e tratamento cirúrgico de patologias torácicas como o cancro do pulmão, tumores do mediastino ou deformidades da parede torácica.

As Unidades de Cirurgia Torácica da Lusíadas Saúde estão equipadas com os mais avançados meios tecnológicos para a realização do diagnóstico precoce e de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, a que se aliam equipas de excelência apostadas na diferenciação técnica centrada no doente.

Focadas em prestar os melhores cuidados de saúde, as Unidades de Cirurgia Torácica contam com uma equipa de referência no tratamento do cancro do pulmão, pioneira na Cirurgia de Porta Única vídeo-assistida em Portugal e em outros países.

Consultas e Exames

  • Consultas

  • Consulta de Cirurgia Torácica

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Hiperhidrose

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

Corpo clínico

Prof. Dr. Javier Gallego

Hospital Lusíadas Lisboa:
Hospital Lusíadas Porto:

Áreas de Interesse

Cirurgia Minimamente Invasiva: ​​​Cirurgia Cardíaca, Torácica, de reparação valvular mitral e do pectus excavatum (Nuss); Cirurgia da válvula aórtica por mini-esternotomia; Cirurgia Coronária sem CEC; Lobectomias por Porta única vídeo-assistida (Singel Port VATS) para tratamento do cancro do pulmão; Cirurgia da Hiperhidrose: Simpaticectomia torácica superior bilateral.

Idiomas

Português, Inglês, Espanhol e Catalão

Ver todos

Unidade de Cirurgia Torácica

Constituímos uma equipa de profissionais competentes e com provas dadas, que
transportam para este projeto a sua experiência de diferenciação técnica centrada no doente, numa perspetiva personalizada da prática cirúrgica.

A Unidade de Cirurgia Torácica do Hospital Lusíadas Lisboa está equipada com os meios tecnológicos para a realização das técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, nomeadamente no tratamento do cancro do pulmão, tumores do mediastino, deformidades da parede torácica e tratamento da hiperidrose.
Na área da hiperidrose ou transpiração palmar, axilar e plantar contamos com uma equipa que realiza grande número de cirurgias para o tratamento deste problema de forma minimamente invasiva e em regime de ambulatório.
Em conjunto com a Pediatria, Cirurgia Pediátrica e Ortopedia, a equipa de Cirurgia torácica diagnostica, avalia e corrige os defeitos da parede torácica, sendo o Pectus Excavatum o mais frequente.
A equipa de Cirurgia Torácica do Hospital Lusiadas Lisboa dá apoio à Unidade de Atendimento Urgente nos traumatismos torácicos, pneumotórax e empiemas que requerem tratamento.
 

Áreas de Intervenção

Cirurgia Pulmonar

Intervenções cirúrgicas diagnósticas e com intenção curativa de doenças oncológicas, infeciosas, adquiridas ou autoimunes dos pulmões e grandes vias aéreas.

Cirurgia do Mediastino

O mediastino é o espaço anatómico situado entre os dois pulmões. Contém além do coração e grandes vasos, estruturas que podem ser sede de tumores malignos e benignos. É no mediastino posterior que passa a cadeia nervosa simpática cuja cirurgia (simpaticotomia) trata a hiperhidrose.

Cirurgia da Pleura

A pleura é uma membrana que reveste os pulmões e toda a cavidade torácica, criando um "saco" que denominamos de espaço pleural.
A pleura também pode ser sede de doenças cujo tratamento ou dignóstico é obtido preferencialmente por cirurgia minimamente invasiva.
 

Cirurgia do Diafragma

O principal músculo da respiração separa o abdómen da cavidade torácica. O seu mau funcionamento pode necessitar de intervenção cirúrgica para melhorar a capacidade respiratória.

Cirurgia da Parede Torácica

Os tumores e as deformidades da parede torácica, congénitas (pectus excavatum e pectus carinatum), ou adquiridas (traumáticas), podem ser tratados cirurgicamente. A cirurgia para a redução e fixação das fraturas costais é hoje possível, com a criação de material específico, evitando complicações agudas e sequelas a longo prazo das fraturas das costelas e do esterno.

Cirurgia Minimamente Invasiva

A abordagem minimamente invasiva por videotoracoscopia (VATS) é a primeira escolha na realização dos procedimentos cirúrgicos propostos, sempre que indicado.
Proporciona uma recuperação pós-operatória mais célere, com cicatrizes cirúrgicas de menores dimensões.
 

Contactos

Fale connosco

21 770 40 40

8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301
Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Rua Abílio Mendes

​1500-458

Lisboa