Especialidade que se pauta pela
qualidade, segurança e humanização no relacionamento com os doentes.

A Anestesiologia é a especialidade médica vocacionada para a eliminação ou minimização da dor através de procedimentos médicos que permitem assegurar as funções vitais durante períodos de intervenção cirúrgica, tratamentos, exames ou situações de dor aguda.

Cumprindo elevados padrões de qualidade, segurança e humanização no relacionamento com os doentes, as Unidades de Anestesiologia da Lusíadas Saúde prestam também apoio aos atos clínicos de diagnóstico e terapêutica em especialidades como Cardiologia e Gastrenterologia.

Corpo clínico

Dra. Ana Joaquim

Dra. Ana Joaquim

Unidades

Hospital Lusíadas Lisboa

Áreas de Interesse

Anestesia para Cirurgia; Anestesia para Cirurgia Cranioencefálica; Anestesia Locorregional; Anestesia fora do bloco/gastro

videoconsulta

Teleconsulta

Dra. Ana Miranda

Dra. Ana Miranda

Unidades

Hospital Lusíadas Lisboa

Áreas de Interesse

Anestesia para cirurgia, anestesia pediátrica, anestesia em obstetrícia, anestesia para cirurgia cranioencefálica, anestesia para procedimentos na hemodinâmica, anestesia para cirurgia de obesidade, anestesia locorregional, anestesia locorregional ecoguiada, anestesia fora do bloco/gastro.

videoconsulta

Teleconsulta

Dr. Carlos Martins

Dr. Carlos Martins

Unidades

Hospital Lusíadas Lisboa

Áreas de Interesse

Anestesia para cirurgia, anestesia para cirurgia cardíaca, anestesia para procedimentos na hemodinâmica, anestesia para cirurgia vascular arterial, anestesia locorregional, anestesia fora do bloco / gastro.

videoconsulta

Teleconsulta

Ver todos

Unidade de Anestesiologia

A Unidade de Anestesiologia do Hospital Lusíadas Lisboa é constituída por anestesistas
com áreas de formação e experiências profissionais distintas.

Esta característica permite-lhe dar resposta aos desafios impostos pelas diferentes especialidades cirúrgicas, formando uma equipa multifuncional e coesa.  

Os anestesistas estão presentes no hospital 24h/dia, prestando cuidados anestésicos para procedimentos programados e urgentes.

Para a Unidade de Anestesiologia os pilares fundamentais da qualidade dos serviços que assegura são: 

  • Segurança. Procuramos incessantemente melhorar a prestação de cuidados, trabalhando em novas ideias e projetos que visam a sua segurança. Por essa razão fomos o primeiro hospital privado de Lisboa acreditado pela Joint Commission International (JCI), líder mundial em certificação de organizações de saúde.

  • Compaixão. Distinguimo-nos pela profunda empatia pelo doente e sua fragilidade durante a passagem pelo hospital. Temos consciência da ansiedade a que se está sujeito num ambiente estranho, longe da família, fora do seu contexto habitual, prestes a passar por uma intervenção cirúrgica ou um ato anestésico. É a nossa missão prestar cuidados humanizados, privilegiando o seu conforto e tentando proporcionar-lhe a melhor experiência possível.

Consulta de Anestesia e Avaliação Pré-Operatória

Os clientes com indicação cirúrgica são avaliados previamente numa consulta de Anestesia. Os objetivos desta consulta são:

  • Obtenção de informação clínica: é investigado o historial médico e cirúrgico, a medicação em curso, hábitos, alergias e é realizada a avaliação do estado físico e dos exames complementares de diagnóstico.
  • Estratificação do risco perioperatório: com base nos dados clínicos e no tipo de cirurgia, o anestesista faz uma avaliação do risco cirúrgico e determina se o cliente está apto para a intervenção ou se é necessária alguma informação, estudo ou tratamento complementar.
  • Fornecer informação sobre a anestesia: é explicado ao cliente os tipos de anestesia adequados ao seu caso e são esclarecidas as suas dúvidas em relação à técnica anestésica. 
  • Fornecer instruções pré-operatórias: é entregue um documento escrito com informação sobre o jejum, como proceder em relação à toma dos seus medicamentos e dados referentes à admissão no Hospital para cirurgia programada.

 

Saber mais sobre Preparação Pré-Operatória 

Cuidados Anestésicos no Bloco Operatório

No Bloco Operatório o anestesista recebe o cliente antes da chegada à sala operatória. Poderá confirmar alguns dados da consulta e o cumprimento das indicações de jejum e toma da medicação. Irá esclarecê-lo se tiver alguma dúvida em relação à anestesia. 
Após monitorização e colocação de um acesso venoso, é realizada a técnica anestésica. Existem 4 tipos de técnicas anestésicas:

  • Anestesia Geral 
  • Anestesia Regional
  • Anestesia Local  
  • Sedação e Cuidados Anestésicos Monitorizados 

O anestesista monitoriza o estado clínico e os parâmetros vitais do doente durante a intervenção cirúrgica e procura preservar o equilíbrio fisiológico e resolver qualquer complicação que surja.

Saiba mais sobre o Dia da Cirurgia e os Tipos de Anestesia

Cuidados Pós-Anestésicos

Todos os clientes submetidos a cirurgias ou técnicas invasivas que exijam anestesia têm um período de recuperação que decorre na Unidade de Cuidado Pós Anestésicos (UCPA).

Nesta unidade, contígua ao Bloco Operatório, é realizada a monitorização e o tratamento da dor e complicações pós-operatórias que possam ocorrer.

Quando chega a esta Unidade, os enfermeiros ligam para o contacto de referência do cliente, para o avisar de que a cirurgia já terminou e já se encontra no recobro. 
 

Unidade de Dor Aguda

Durante o período de internamento pós-operatório, o cliente recebe uma visita diária do enfermeiro responsável da Unidade de Dor Aguda. 

O seu objetivo é compreender se está a receber os melhores cuidados em relação ao tratamento da dor após a cirurgia ou se podem ser tomadas medidas para melhorar o seu conforto. Fá-lo em estreita comunicação com o anestesista de forma a ajustar rapidamente a terapêutica. 

Este acompanhamento pode durar um ou mais dias, consoante seja necessário.
 

Unidade de Cirurgia de Ambulatório

A Cirurgia de Ambulatório consiste na realização de uma intervenção cirúrgica programada com alta no próprio dia, sem necessidade de pernoitar no hospital. 

Para definir se um cliente pode ser operado em regime de ambulatório, são seguidos critérios cirúrgicos, clínicos e sociais. Esta seleção é feita de acordo com normas de segurança que regem as boas práticas nos serviços de saúde.

A Unidade de Cirurgia Ambulatória (UCA) do Hospital Lusíadas Lisboa realiza o acolhimento e acompanhamento pré e pós-operatório dos doentes submetidos a cirurgia de ambulatório, até ao momento da alta. 
 

Outras Áreas de Intervenção

A Unidade de Anestesiologia também desenvolve atividade em outras áreas do hospital. A sua atuação abrangente estende-se a:

  • Bloco de Partos: onde acompanha as grávidas e realiza técnicas para analgesia durante o trabalho de parto 24h/dia.
  • Unidade de Procriação Medicamente Assistida: onde realiza técnicas anestésicas para proporcionar conforto e analgesia durante procedimentos invasivos ou desconfortáveis.
  • Apoio a Outras Especialidades: sedação e/ou anestesia em procedimentos invasivos ou desconfortáveis nas áreas Gastrenterologia, Cardiologia, Pneumologia, Ginecologia, Medicina Nuclear, Urologia e Otorrinolaringologia.
  • Tratamento da Dor: coordenação da Unidade de Dor Crónica

Contactos

Fale connosco

21 770 40 40

8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301

Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Rua Abílio Mendes

​1500-458

Lisboa