Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica

​​​​​​​​​Obesidade

 

A obesidade, considerada pela Organização Mundial de Saúde uma doença crónica, é vista como a epidemia do séc. XXI. Em Portugal, a percentagem de obesos atinge atualmente cerca de 16% da população.

 

A natureza da obesidade é complexa e as doenças associadas são graves. A hipertensão arterial, a diabetes tipo 2, a dislipidémia, a apneia do sono, as doenças osteoarticulares, a depressão, a infertilidade e doenças digestivas são patologias que diminuem a esperança de vida e têm um impacto negativo marcado na qualidade de vida.

 

O tratamento da obesidade diminui ainda a frequência do aparecimento de cancro. Sobretudo nas mulheres, a incidência do cancro reduz-se para menos de metade face às mulheres de peso normal.

 

Por ser uma doença com consequências tão graves, o controlo do excesso de peso e da diabetes exige um esforço combinado de uma equipa multidisciplinar, constituída por diversos profissionais que dispõem dos equipamentos e condições técnicas adequadas às diversas fases do tratamento.


O Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica

 

No Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica encontra todas estas soluções e um atendimento personalizado. A Clínica de Stº. António tem uma vasta experiência no tratamento cirúrgico da obesidade. Tratamos cirurgicamente a obesidade desde há 15 anos com segurança e qualidade de resultados ao nível da excelência.


Além de possuir especialistas selecionados pelo seu conhecimento profundo da doença, em todas as valências médicas recomendadas, temos também unidades clínicas de apoio que permitem o tratamento integrado e completo da condição clínica do obeso e do diabético. Dispomos também de equipamento tecnológico de última geração para tratamento de doentes portadores de obesidade e diabetes, independentemente da sua gravidade .


Os nossos serviços | Qualidade e Personalização

A Clínica de Stº. António está apta a responder consoante a especificidade de cada caso e de acordo com as necessidades ou características de cada pessoa.

Fazemos uma avaliação e acompanhamento personalizados ao longo de todas as fases do tratamento. Desde o primeiro contacto a Assistente do nosso centro estará disponível, presente e preparada para responder às suas necessidades durante todo o processo.

 

São várias as técnicas cirúrgicas possíveis para tratamento da obesidade, desde a colocação de Balões Intra-gástricos às mais eficazes e recentes técnicas como o Bypass Gástrico de Anastomose Única, o Duodenal Switch Modificado ou a Bipartição Intestinal.

 

Também em doentes previamente operados por excesso de peso em hospitais portugueses ou estrangeiros, sofrendo de recuperação de peso ou outras dificuldades, a grande experiência e competência da equipa cirúrgica neste particular oferece um leque de soluções que garantem um resultado surpreendente.

 

Em todas as técnicas cirúrgicas, a laparoscopia (procedimento minimamente invasivo) é a via de eleição, permitindo uma recuperação quase sem dor, mais rápida e com melhores resultados estéticos. Na Clínica de Stº. António oferecemos ainda a possibilidade de fazer a cirurgia por porta umbilical única ou por minilaparoscopia deixando um mínimo de cicatriz visível.

 

Em alguns casos, o tratamento da obesidade não cessa com a perda de peso, sendo necessário controlar o excesso de pele ou mesmo proceder à sua correção. Tratamentos de recuperação da flacidez ou cirurgia de remodelação corporal são outras valências disponíveis na Clínica de Stº. António.

 

Costumamos dizer e repetir que o "tratamento começa com a cirurgia", pelo que garantimos a cada pessoa um acompanhamento da sua doença crónica com consultas regulares segundo um protocolo instituído.

 

Queremos estar próximos de si e apoiá-lo. Queremos que viva mais e melhor.​


 

Coordenação e Equipa

Sob a coordenação do Dr. Rui Rib​eiro, cirurgião com muitos anos de experiência na cirurgia bariátrica, o Centro​ contempla várias áreas como:​

- Medicina Interna - Dra. Ana Catarina Pereira

- Psicologia -   Dra. Ana Rebelo​

- Nutricionistas -  Dra. Rossela Bragança, Dra. Ana Guimarães, Dr. Leneo Andrade

- Fisioterapia - Terapeuta Maria Manuel Pires​


 

Contacte o Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica através do número​ - 968 442 030