Lusiadas.pt > Blog > Listagem Blog

Categorias

7 min

Devemos conversar com as crianças sobre a guerra?

As notícias, redes sociais e televisões estão repletas de informação e imagens relativas à guerra que estalou na Ucrânia. Proteger as crianças e jovens é fundamental, mas é também importante responder adequadamente às suas questões.

3 min

Disfonia infantil: causas e sinais de alerta

Uma das características que define o ser humano é a sua capacidade para comunicar através da voz. Muitas vezes pensamos apenas na voz em fase adulta e nos seus problemas, mas a voz das crianças, durante todo o seu crescimento, também necessita de cuidados e há sinais de alerta a considerar.

3 min

Papeira: sintomatologia e terapêutica

Predominantemente benigna para as crianças, mas potencialmente grave no caso dos adultos, a parotidite epidémica ou papeira é uma doença com elevado índice de contagiosidade, mas passível de prevenir com vacinação.

2 min

Festas de aniversário saudáveis e divertidas? Sim, é possível!

Damos-lhe sugestões saudáveis e saborosas para evitar que o menu das festas de aniversário seja rico em calorias e prejudicial para a saúde dos seus filhos. Partilhe-as com os outros pais.

1 min

As dores de crescimento existem mesmo?

Muitas crianças sentem com frequência dores musculares nos membros inferiores, conhecidas por “dores de crescimento”. Mas será que estão verdadeiramente associadas ao crescimento?

2 min

Quando levar a sua filha ao ginecologista?

A maturidade e o contexto familiar e social são fatores importantes na hora de decidir se está na altura de ir com a sua filha a uma consulta.

2 min

Tabagismo: a prevenção começa nas crianças

Converse com os seus filhos sobre os benefícios de uma vida sem cigarros, dê o exemplo e estabeleça regras. Estas e outras estratégias poderão evitar que as crianças se tornem adultos dependentes e com maior risco de morte precoce.

3 min

Podologia: cuidados com os pés das crianças

Frágeis e maleáveis, os pés das crianças exigem atenção redobrada – sob pena de virem a desenvolver problemas para toda a vida. Carla Ferreira, podologista do Hospital Lusíadas Porto, explica quando consultar um especialista para o seu filho e que cuidados deve ter.

5 min

As pistas que a criança dá quando precisa de atenção

Conversámos com Catarina Prior, pediatra do neurodesenvolvimento do Hospital Lusíadas Porto, que esclarece dúvidas comuns, os sinais a que os pais devem estar atentos e como lidar com a situação.

5 min

Será que o meu filho vê mal?

Uma em cada cinco crianças tem problemas de visão. Cabe aos pais estarem atentos, até porque elas raramente se queixam e o diagnóstico precoce é fundamental. Semicerrar os olhos é um dos sintomas mais conhecidos, mas “tiques” como esfregar os olhos são também sinais de alerta.