Lusiadas.pt > Blog > Listagem Blog

Categorias

2 min

Os coronials e as consequências de nascer na pandemia

Os ‘coronials’ - crianças que nasceram durante a pandemia — sofreram com o confinamento e as restrições de relacionamento social.

5 min

Sono do bebé. O seu filho não dorme a noite toda?

É normal nos primeiros meses de vida… Além de os bebés recém-nascidos não distinguirem o dia da noite, têm ciclos de sono diferentes. O sono do bebé não é igual ao dos adultos e vai evoluindo ao longo do tempo.

4 min

Odontopediatria: quando e porquê levar uma criança ao dentista

Especialidade promove os bons hábitos de higiene oral desde a infância, evitando complicações futuras.

4 min

Bronquiolite: o que é e qual o tratamento

A doença é viral e tanto mais grave quando mais pequena for a criança. O coordenador da Unidade de Pediatria do Hospital Lusíadas Amadora, Sérgio Neves, explica o que é a bronquiolite, como se previne e que formas de tratamento existem. E deixa um alerta: os aerossóis, mesmo que usados só com soro, estão desaconselhados.

5 min

Acidentes no primeiro ano de vida: como evitar

Aprenda como evitar os acidentes mais comuns no primeiro ano de vida das crianças, aumentando a segurança contra vários riscos a que os mais pequenos estão sujeitos.

1 min

Crosta láctea: o que é e como tratar

Pode surgir entre a primeira semana e os primeiros três meses de vida do bebé. Ana Barata Feio, coordenadora da Unidade de Dermatologia do Hospital Lusíadas Amadora, explica-nos em que consiste a crosta láctea e como atuar.

4 min

Banho do bebé: factos e mitos

O bebé pode tomar banho todos os dias? Deve colocar-se primeiro a água quente e depois a fria? Saiba as respostas aos mitos que existem sobre o banho do recém-nascido.

3 min

Facto ou Mito: deve-se puxar a pele da pilinha dos bebés?

Um vermelhão ou inchaço no pénis das crianças podem ter origem neste simples gesto de separar a glande do prepúcio no banho. Nessa altura a circuncisão pode ser a única solução.

2 min

Os bebés têm febre quando os dentes estão a romper?

Entre os seis meses e os dois anos e meio os dentes de leite rompem a gengiva dos bebés trazendo algum desconforto, irritabilidade e mal-estar. A temperatura pode subir, mas é preciso ter atenção a este sintoma pois pode não se atingir níveis elevados ou se os mesmos surgirem é fundamental não “culpar os dentes”.

3 min

Bebés prematuros: o que os pais devem saber

Todos os dias, nascem em Portugal 17 bebés prematuros. Portugal tem uma das mais altas taxa de prematuridade da Europa, com um registo anual de 8% de partos antes das 37 semanas de gestação.