2 min

Obstipação infantil: o que fazer?

Colaboração
A obstipação infantil é comum, mas pode provocar um mal-estar na criança. Se o seu filho passa vários dias sem fazer uma única dejeção, fique atento. Até três dias sem evacuar é normal. Mais do que isso já exige a sua intervenção.

A obstipação infantil é muito frequente nas crianças e geralmente não passa de uma perturbação passageira no funcionamento do seu intestino. Não é obrigatório que todas as crianças evacuem diariamente, sendo que os intervalos até três dias são considerados normais. Mas quando a criança ultrapassa sistematicamente períodos superiores a três dias sem evacuar é já considerado um caso de obstipação infantil.

Causas prováveis da obstipação infantil

"Geralmente coincide com a mudança do leite materno para o leite de transição ou, mais tarde, com a introdução do bacio na vida quotidiana da criança", constata Isabel Afonso, gastrenterologista pediátrica do Hospital Lusíadas Lisboa. "Mas pode também estar relacionada com uma alimentação pobre em fibras e com excesso de produtos lácteos", acrescenta Isabel Afonso.

Alimentos mais adequados

Corrigir a alimentação será o primeiro passo a dar pelos pais logo que se apercebem desta perturbação. É crucial a introdução de mais legumes na alimentação da criança, nomeadamente através da sopa. Outros alimentos ricos em fibra também deverão ser privilegiados. Se necessário, poderá recorrer a laxantes próprios para criança.

Missão: bacio

Se a obstipação coincidir com o processo de transição para o bacio, seja o mais disciplinado possível com os hábitos de defecação da criança. "É importante que após as refeições a criança esteja 5 a 10 minutos sentada no bacio, todos os dias, para se habituar e aceitar o bacio como algo natural no seu dia-a-dia", explica a gastrenterologista.

Problemas associados

Ignorar a obstipação infantil significa expor a saúde da criança a um risco elevado, já que "o intestino tende a esticar para acolher todas as fezes acumuladas e, gradualmente, a criança acaba por perder a capacidade de sentir vontade de evacuar", explica Isabel Afonso. As fezes acabarão por ficar mais duras e as dejeções tornar-se-ão mais dolorosas, fazendo a criança retrair-se ainda mais, num ciclo vicioso.

Ler mais sobre

Criança

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Isabel Afonso

Dra. Isabel Afonso

Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT