Lusiadas.pt | Blog | Crianças | Obesidade Infantil | Como saber se o seu filho tem excesso de peso?
3 min

Como saber se o seu filho tem excesso de peso?

Estão em fase de crescimento e, por isso mesmo, o excesso de peso nas crianças passa muitas vezes despercebido aos pais. No entanto, diagnosticar atempadamente um peso acima do ideal é um trunfo contra futuros problemas de saúde.

Um bolo ali, um chocolate acolá. O mundo dos doces é irresistível para a maioria das crianças e uma porta para hábitos alimentares desequilibrados. Mesmo assim, notar um apetite constante nos seus filhos pode ser apenas uma fase alimentar, associada à idade. Como identificar, ao certo, a fronteira entre o peso considerado ideal, o excesso de peso e a obesidade infantil?

1. Consulte um pediatra

Definir o peso ideal do seu filho depende de um conjunto de fatores, como a idade, o sexo e a etnia. Por isso mesmo, pode ser difícil avaliar se uma criança tem excesso de peso apenas com recurso a uma balança ou à medição do perímetro abdominal. O melhor é recorrer ao pediatra ou ao médico de família, numa consulta de rotina, para que este especialista possa avaliar o peso do seu filho.

2. Guie-se pelo Índice de Massa Corporal

Por norma, a referência usada pelos pediatras é o percentil de Índice de Massa Corporal (IMC), a partir das tabelas adotadas pela Direção-Geral da Saúde. Através deste método, o diagnóstico de excesso de peso ou obesidade é relativamente simples.

O Índice de Massa Corporal é calculado a partir da relação entre o peso e a estatura da criança ((peso (kg))/(estatura (m)^2 ). A partir deste valor, é necessário consultar as tabelas da Direção-Geral da Saúde para identificar o percentil de IMC, em função do sexo e idade da criança. Entre o percentil 85 e 95, é diagnosticado excesso de peso. Acima do percentil 95, estamos perante um caso de obesidade infantil.

Veja os exemplos

  • A Francisca tem 5 anos, pesa 21 quilos e mede 1,08 metros. Neste caso, o IMC da menina é de 18. Consultando as tabelas de percentis de IMC, a Francisca está entre o percentil 85 e 97, logo, com excesso de peso para a sua idade.
     
  • O Diogo tem 12 anos, pesa 52 quilos e mede 1,45 metros. Feitas as contas, o IMC do jovem é de 24,7. Tendo em conta a sua idade, o Diogo está acima do percentil de IMC de 97 e, por isso, é diagnosticado com obesidade infantil.

3. Acompanhe a evolução do peso em casa

Por norma, a maioria das crianças obesas apresenta um desequilíbrio alimentar e pouca atividade física. Esteja, por isso, atento à alimentação do seu filho, mas lembre-se de que não existem quantidades certas de alimentos certos a ingerir. Concentre-se no percentil de IMC da criança para avaliar um possível excesso de peso.

Este rastreio caseiro não invalida a necessidade de consultar um pediatra, mas é importante para que esteja a par das oscilações de peso do seu filho. Meça a estatura e pese-o com exatidão. Calcule, a partir daí, o IMC da criança e, depois, compare-o na tabela de percentis respetiva, que consta no Boletim de Saúde Infantil e Juvenil. Em caso de qualquer dúvida, contacte o médico da criança.

4. Sinais de alerta de excesso de peso: a partir de que idade?

Não há uma idade mínima para estar atento ao excesso de peso dos seus filhos. Mesmo as crianças abaixo dos três anos podem ser obesas. Lembre-se de que a obesidade infantil está associada ao desenvolvimento de outras doenças, durante a adolescência e idade adulta, como apneia do sono, diabetes tipo 2, hipertensão e fígado gordo.

Quanto mais cedo for diagnosticado o excesso de peso, mais rapidamente poderá começar a implementar hábitos de alimentação saudáveis, com a ajuda do pediatra da criança. Mas cuidado: não implemente dietas e restrições alimentares aos mais pequenos sem consultar um médico, sob o risco de prejudicar o seu desenvolvimento natural.

Ler mais sobre

Excesso de Peso

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

Especialidades em foco neste artigo

Colaboração

Dra. Margarida Lobo Antunes

Pediatria
Hospital Lusíadas Lisboa
PT